Política

SOUTO DIZ QUE BAIANOS NÃO PODEM SER CONDENADOS A CONVIVER COM CRIMES

veja
| 29/08/2010 às 12:19
Souto e chapa durante caminhada em Castro Alves
Foto: Valter Pontes

A escalada da violência no interior da Bahia foi uma preocupação comum da população dos 12 municípios visitados pelo candidato ao governo estadual pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, no último sábado (28/08). Souto acredita que o problema da segurança na Bahia tem solução.


"Por causa de uma política desastrada de segurança pública adotada pelo atual governo, os baianos não devem ser condenados a aprender a conviver com o crime que se espalha nas cidades grandes e pequenas, tanto na zona urbana como na rural", disse o candidato ao governo, durante comício em Castro Alves, no último sábado (28/08). Na manhã deste domingo (29/08), Souto participa da Festa da Capoeira, no Pelourinho.


Em Castro Alves, Paulo Souto criticou ainda a polêmica postura fatalista do governador Wagner em relação ao crescente consumo de crack na Bahia, principalmente entre a população mais jovem. "Ao invés de dizer que iria cuidar desses jovens, conduzindo-os para clínicas de reabilitação, o governador condenou os usuários a dois caminhos infelizes: a cadeia ou o cemitério. Um governador nunca poderia dizer uma coisa dessas. Isso é um absurdo".


DROGAS

O problema das drogas, segundo Paulo Souto, pode ser resolvido desde que haja disposição e coragem para enfrentar a situação, dando apoio às famílias e oportunidades aos jovens. "Precisamos estimular e apoiar as igrejas evangélicas, católicas e espíritas, que têm centros de recuperação, mas também temos de fazer clínicas de recuperação do estado para libertar nossos jovens desse mal, dando-os uma nova chance na vida".


Em Governador Mangabeira, o pastor Adriano Conceição, 33, acredita que a Bahia será um estado mais pacífico, caso Souto seja eleito governador. "Espero que Paulo Souto traga mais segurança para a nossa cidade e para toda a Bahia, porque a situação atual é caótica. Na semana passada, um pai de família foi assassinado dentro da sua própria casa. Nós, religiosos, lutamos e proclamamos a paz, mas precisamos contar com o apoio dos governantes nessa difícil batalha".


O ex-prefeito da cidade, José Santana, também se mostrou indignado com a violência no estado. "Estupraram recentemente uma senhora de mais de 80 anos em uma rua movimentada daqui. Não sabemos mais onde isso vai parar".


A estudante Geruza Lomba espera que Paulo Souto possa controlar a criminalidade no estado. "Sei que Paulo Souto será um ótimo governador porque já deu provas de que sabe governar. Ele vai nos dar mais segurança, porque não é possível que uma cidade pequena como a nossa tenha tanta violência. Muitos jovens estão entregues às drogas e as meninas estão se prostituindo cada vez mais jovens".


A professora Rita Maria Maia, 67, de Conceição da Feira, também está insatisfeita com a nova realidade da Bahia. "Sob o domínio do PT aqui na cidade e no estado, perdemos nossa liberdade para os bandidos. Nosso prefeito é um moleque, e o governador Wagner é um político omisso e irresponsável, que permitiu essa calamidade na Bahia".

Paulo Souto, acompanhado do vice Nilo Coelho e dos postulantes ao Senado Aleluia e José Ronaldo, fez caminhada e carreata em 12 municípios da região de Feira e do Recôncavo no último sábado.