O candidato ao governo pela coligação "A Bahia Merece Mais", Paulo Souto, criticou o fato de a Bahia não ter até hoje recebido a compensação devida pelo projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. Ele cobrou medidas compensatórias ao estado, durante a inauguração do comitê do deputado Jorge Khoury, em Juazeiro, na noite de quarta-feira (25).
Segundo ele, a água retirada não volta mais e causa prejuízos ao estado baiano. "Nada contra levar água aos estados vizinhos desde que seja para abastecimento humano, mas não podemos admitir que populações que estão na Bahia, bem próximas ao Rio São Francisco, sofram ainda com a falta de água, enquanto a transposição leva o escasso recurso natural para projetos de irrigação. São indispensáveis medidas compensatórias", afirmou Souto.
Acompanhado pelo vice Nilo Coelho (PSDB), os candidatos ao Senado Federal Aleluia (DEM) e José Ronaldo (DEM), além do deputado federal ACM Neto (DEM), Paulo Souto criticou o projeto do governo federal e lembrou que, quando foi senador, apresentou uma emenda que estabelecia a aprovação no Senado de projetos de transposição de águas que envolvessem interesses de mais de um estado.
"A decisão no Senado estabeleceria a igualdade de condições entre os estados, já que cada um deles possui a mesma quantidade de senadores. Infelizmente minha proposta não foi aprovada e a transposição seguiu em frente", comentou o candidato democrata. Ele, no entanto, disse que, no caso de eleito, não vai abrir mão de reivindicar medidas compensatórias à Bahia.