Política

PSOL DEFENDE ECOSSOCIALISMO E É CONTRA PORTO SUL NA PONTA DA TULHA

VEJA
| 26/08/2010 às 11:11
Hamilton Assis, candidato a vice-presidente na chapa de Plínio de Arruda Sampaio, e Hilton Coelho, candidato a deputado estadual, ambos pelo PSOL, manifestam seu apoio às diversas entidades que na região de Ilhéus lutam contra a implantação do chamado Complexo Intermodal Porto Sul.

"O programa político e de governo que representamos tem como princípio a defesa do ecossocialismo, ou seja, manutenção da natureza e manutenção dos direitos da população. Somos contra a implantação do Porto Sul na Ponta da Tulha, entre Ilhéus e Itacaré dentro da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada, porque este projeto despreza a vocação natural da região e será mais um desastre ambiental imposto pelo governo de Jaques Wagner contra os interesses da população e em benefício dos grandes empresários", afirma Hamilton Assis.
 
Hilton Coelho relata que o projeto de construção do Complexo Intermodal Porto Sul, composto por um terminal ferroviário, porto e aeroporto começou quando a Bamin Bahia Mineração, empresa com capital estrangeiro, em especial da Índia e Cazaquistão, adquiriu a licença para explorar a jazida de ferro em Caetité planejando escoá-lo para a China.

"Para viabilizar um negócio privado o governador Wagner, em lugar de investir em saúde, educação e segurança públicas, decretou de utilidade pública e desapropriou uma área de 1771 hectares na Ponta da Tulha onde pretende implantar o Porto Sul.

Mais uma vez os interesses privados superam a razão de ser do Estado que é beneficiar a maioria da população". "No horário eleitoral vemos diversos candidatos do PT e partidos aliados defendendo a implantação do Porto Sul que para nós é o exemplo clássico do capitalismo selvagem. Eles fazem prometem geração de empregos, aumento de arrecadação de impostos etc., o que a primeira vista pode parecer uma proposta tentadora para políticos néscios e imediatistas. Os danos ambientais serão irreversíveis e vão acabar com o turismo na região. Turismo este que devem atrair grandes investimentos devido à impressionante beleza da região. A Bahia e o Brasil não podem perder isso e sim preservá-lo", acrescenta Hamilton Assis.

Hilton Coelho critica com veemência a omissão da Assembléia Legislativa diante da questão do Porto Sul. "Será que não existe um deputado estadual com competência, coragem para dizer que não vale a pena um pseudo surto de prosperidade que estão prometendo para a região? Caso isso se concretize, em longo prazo haverá arrependimento para a população local, pois os investidores após exaurir as riquezas minerais, irão embora, atrás de outro local onde possa explorar. Até parece história do início do Brasil Colônia".