Política

CONVÊNIO GARANTE CONSTRUÇÃO DO BUS RAPID ENTRE IGUATEMI E AEROPORTO

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| 26/08/2010 às 23:07

Acelerando as ações de melhoria na mobilidade urbana da capital baiana, os governos federal e estadual assinaram hoje (26), no Palácio Rio Branco, na presença do presidente Lula, convênio que vai garantir as obras de construção do Bus Rapid Transit (BRT), que integra o projeto Salvador Master Plam Capital Mundial, elaborado pela Prefeitura Municipal do Salvador em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps).


Serão 20 quilômetros entre o Aeroporto e o Acesso Norte,  que darão mais agilidade ao tráfego da capital, fazendo a ligação com o metrô. “Hoje recebi das mãos do ministro das Cidades, Marcio Fortes, as chaves do metrô e em setembro iniciaremos os testes dinâmicos”, destacou o prefeito João Henrique, em seu discurso de agradecimento ao presidente Lula, durante a solenidade.

           
Além de trazer melhorias para a mobilidade urbana, o mecanismo é também ação preparatória da capital baiana para sediar a Copa do Mundo 2014. As obras, orçadas em R$ 570 milhões, com recursos do governo federal, terão início no próximo ano e conclusão prevista para 2013. Serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Vantagens

Segundo informações do Centro de Transportes Sustentável – Brasil (CTS – Brasil), há atualmente, cerca de 160 sistemas BRT operando ou em construção, em 23 países de todo o mundo. Entre as vantagens oferecidas pelo sistema estão corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo, embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e sistema de pré-pagamento de tarifa

Além disso, o mecanismo de mobilidade possibilita a circulação de veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas. Outros benefícios são a transferência entre rotas sem incidência de custo, integração modal em estações e terminais, programação e controle rigorosos da operação, sinalização e informação ao usuário.

Além de potencializar a mobilidade urbana, o sistema de transporte rápido tem demonstrado potencial para reduzir drasticamente as emissões de CO2 - um exemplo recente do seu impacto na mudança do clima foi o primeiro corredor do Metrobús (sistema BRT da Cidade do México), que está reduzindo 35.000 toneladas de CO2 por ano, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade de 77 milhões de passageiros.