Acelerando as ações de melhoria na mobilidade urbana da capital baiana, os governos federal e estadual assinaram hoje (26), no Palácio Rio Branco, na presença do presidente Lula, convênio que vai garantir as obras de construção do Bus Rapid Transit (BRT), que integra o projeto Salvador Master Plam Capital Mundial, elaborado pela Prefeitura Municipal do Salvador em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps).
Serão 20 quilômetros entre o Aeroporto e o Acesso Norte, que darão mais agilidade ao tráfego da capital, fazendo a ligação com o metrô. Hoje recebi das mãos do ministro das Cidades, Marcio Fortes, as chaves do metrô e em setembro iniciaremos os testes dinâmicos, destacou o prefeito João Henrique, em seu discurso de agradecimento ao presidente Lula, durante a solenidade.
Além de trazer melhorias para a mobilidade urbana, o mecanismo é também ação preparatória da capital baiana para sediar a Copa do Mundo 2014. As obras, orçadas em R$ 570 milhões, com recursos do governo federal, terão início no próximo ano e conclusão prevista para 2013. Serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Vantagens
Segundo informações do Centro de Transportes Sustentável Brasil (CTS Brasil), há atualmente, cerca de 160 sistemas BRT operando ou em construção, em 23 países de todo o mundo. Entre as vantagens oferecidas pelo sistema estão corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo, embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos e sistema de pré-pagamento de tarifa
Além disso, o mecanismo de mobilidade possibilita a circulação de veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas. Outros benefícios são a transferência entre rotas sem incidência de custo, integração modal em estações e terminais, programação e controle rigorosos da operação, sinalização e informação ao usuário.
Além de potencializar a mobilidade urbana, o sistema de transporte rápido tem demonstrado potencial para reduzir drasticamente as emissões de CO2 - um exemplo recente do seu impacto na mudança do clima foi o primeiro corredor do Metrobús (sistema BRT da Cidade do México), que está reduzindo 35.000 toneladas de CO2 por ano, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade de 77 milhões de passageiros.