Moradores e comerciantes reclamaram da falta de segurança no bairro do Uruguai ao candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto. Acompanhado do postulante ao Senado, Aleluia, e do deputado federal ACM Neto, Souto ouviu diversas queixas sobre o aumento da criminalidade durante caminhada que fez na localidade, na tarde dA terça-feira (24).
"Embora muitas pessoas estejam sem esperança, eu quero dizer que o problema da segurança pública na Bahia tem solução", afirmou Souto. O candidato ao governo estadual pretende executar uma política de segurança enérgica, transversal, integrada e pactuada com a sociedade, com o objetivo de obter resultados que devolvam a tranqüilidade à Bahia.
O comerciante Francisco Nonato, 44, fez um apelo a Paulo Souto. "Voltando ao governo, olhe para o nosso bairro. O pior de tudo é a insegurança. Eu, que tenho essa loja, trabalho entre as grades. A violência é tão grande hoje em dia que parece que não existe mais governo". O motorista Lázaro dos Santos, 38, partilha do mesmo pensamento. "A Bahia de hoje é violenta demais. Nosso bairro tem muito ladrão e traficante, e em todo lugar que você vai há mortes e assaltos".
AULAS
A infraestrutura do bairro foi criticada pela vendedora Marisa Soares, 32. "Nossas ruas, em alguns trechos, são intransitáveis de tanto buraco, e o esgoto daqui é a céu aberto, para todo mundo ver". O estudante Daniel da Silva, 18, demonstrou insatisfação com a condição atual do ensino público. "Na escola, raramente temos aulas porque faltam professores, e a estrutura é precária. Nós sentamos em carteiras quebradas".
A costureira Maria Mendes, 65, acredita que a fé em Deus consegue amenizar o sofrimento da população do bairro. "Nosso povo só não está mais abatido e triste porque existe Deus e a Igreja. O pior é ver tanta coisa ruim acontecendo. Aqui falta tudo, e as nossas crianças são atraídas cada vez mais cedo para o mundo do crime e das drogas".
No trajeto, Paulo Souto também recebeu manifestações de apoio de diversos populares. "Eu quero que Paulo Souto volte para dar mais atenção às áreas pobres de Salvador. Ele trabalhou muito por nós quando foi governador e, agora, mais experiente, vai conseguir fazer um governo ainda melhor", disse o eletricista Carlito Ferreira, 55. "Paulo Souto é a melhor opção para a Bahia voltar a ter dias felizes", afirmou a manicure Silvane de Castro, 31.