O candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, recebeu novas reclamações pelo abandono de programas de apoio ao pequeno produtor, implementados na sua gestão. Ao visitar a 6ª Expomandioca e 1ª Feira Nacional de Mandioca, em Santo Antonio de Jesus, na noite do último sábado (21), o ex-governador ouviu queixas de piscicultores sobre a paralisação do programa Boa Pesca.
"O programa, que melhorou a vida de centenas de pequenos produtores na região do Baixo-Sul não existe mais. As famílias de lá se sentem esquecidas hoje em dia", disse Ribeiro, lembrando que o governo fornecia aos produtores, através das associações, tanques-rede, ração, alevinos e assistência técnica.
Paulo Souto, se eleito, pretende retomar os programas voltados ao pequeno produtor. "É preciso resgatar essas ações para que esse povo que gosta de trabalhar possa ter o apoio do governo para produzir mais, gerando um acréscimo de renda grande em toda a região", afirmou.
Para João Ribeiro, que retira seu pescado das águas do Baixo-Sul, as ações do governo Paulo Souto foram decisivas para consolidar a região como importante pólo pesqueiro. "Se hoje existe um pólo de piscicultura no Baixo-Sul, foi graças a Paulo Souto, que deu o pontapé inicial". No estande do piscicultor, o ex-governador ainda saboreou um filé de tilápia grelhada.
Paulo Souto conheceu também Dona Maria de Carlito e Roque Modesto, que o ofereceram um dos seus saborosos beijus, no estande da Associação do Povoado de Boa Vista. Dona Maria informou que a sua família sobrevive do cultivo de mandioca há três gerações. O candidato ao governo ainda degustou o famoso mingau da Tia Val. "A receita do mingau eu criei há 12 anos, e com ela eu sustento meus três filhos e emprego duas pessoas", afirmou.
"A realização dessa feira é uma bela iniciativa que favorece, sobretudo, a agricultura familiar. E, facilitando a comercialização dos produtos, estimula a economia e entusiasma os produtores", afirmou Souto, acompanhado dos postulantes ao Senado, Aleluia e José Ronaldo, do prefeito Euvaldo Rosa, do deputado federal ACM Neto e do deputado estadual Rogério Andrade.