Política

SOUTO FALA NA FIEB SOBRE QUEDA DA PARTICIPAÇÃO DA BAHIA NO FNE

vide
| 19/08/2010 às 11:30
 A queda da participação da Bahia nos recursos do Fundo do Nordeste (FNE) para a indústria nos últimos anos será um dos temas tratados pelo candidato ao governo estadual pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, no encontro com lideranças do setor industrial, na manhã desta quinta-feira (19), na sede da Fieb.


"A perda do protagonismo da Bahia na região Nordeste nos últimos anos é reflexo dessa diminuição das verbas do FNE (Fundo do Nordeste) destinadas à indústria baiana", alerta Souto. Segundo Souto, com base em dados oficiais do Ministério da Integração, a participação baiana no FNE para a indústria, que era de 46% em 2006, caiu para 14% dos recursos liberados em 2008/2009. "O pior foi que essa queda se deu quando dobraram as verbas do FNE para o financiamento de empreendimentos industriais", destaca.


 A perda se deu também nos valores nominais. "Se, em 2006, foram destinados à Bahia R$ 340 milhões, em 2008/2009, o valor diminuiu para R$ 190 milhões", diz o candidato democrata. Ele não tem dúvida que a captação menor dos recursos do FNE é um indicativo de queda na competitividade industrial do estado, que acabou resultando na redução da geração de novos empregos no setor.


Para reverter esse quadro e dinamizar a indústria baiana, Souto pretende fortalecer o programa de incentivos fiscais Desenvolve para as indústrias instaladas. "Vamos também retomar os projetos de arranjos produtivos locais (APLs), reativando o CrediAPL, praticamente extinto pelo atual governo e muitas outras ações estão previstas na política industrial que elaboramos para um futuro governo".