Política

CANDIDATO DO PSOL AO SENADO QUER INVESTIMENTOS PÚBLICOS NA SAÚDE

VEJA
| 19/08/2010 às 11:50

A candidata a senadora pelo PSOL, Zilmar Alverita, criticou a proposta do senador César Borges de redução da carga tributária para o setor privado de saúde. "Somos a favor do amplo investimento do Estado na saúde pública, gratuita e de qualidade como prevê a Constituição Federal em vigor. Além dos lucros exorbitantes que os empresários de saúde privada têm, não podem ainda aumentar seus ganhos com a isenção fiscal, dinheiro necessário exatamente para ser investido na saúde pública", afirmou.

 

"O que vemos no Brasil e na Bahia em especial, é o sucateamento da saúde pública e o estímulo para a privatização dos serviços. Os serviços atualmente geridos pelo Estado estão sendo repassados para as chamadas organizações sociais (OS), supostamente entidades sem fins lucrativos, que funcionariam por meio de parcerias com o Estado, através de contratos de gestão dos hospitais. É só ver o que está fazendo o governador Jaques Wagner nos hospitais recém construídos que serão administrados por 'OS' que já conseguem enormes lucros, sem redução fiscal, se aproveitando da precariedade do sistema de saúde pública. Imagine o quanto ganharão com a proposta do senador César Borges?", questiona Zilmar Alverita.

 

A candidata a senadora acredita que "garantir a saúde da população é um dever do Estado. A saúde não pode ser uma mercadoria submetida à ganância empresarial. Com dinheiro público hospitais foram construídos, equipamentos complexos e laboratórios modernos instalados, tudo entregue para uma empresa privada que se esconde atrás de um título de filantropia ou organização social (OS). Empresa que vai contratar profissionais sem concurso e comprar remédios sem licitação, facilitando a corrupção. Não queremos redução fiscal nem entreguismo. Que o Estado assuma suas funções essenciais", finalizou Zilmar Alverita.