Para Soninha Francine, o País precisa efetuar uma reforma tributária também para muito além da mera questão da redução de impostos : "é preciso desonerar o setor produtivo e onerar as atividades do capital especulativo, concentrador de riquezas", disse Soninha, acrescentando "o país arrecada muito e o investimento público é muito baixo, um dos piores do mundo. É necessário reverter esta lógica de reter a arrecadação e não aplicá-la sobretudo no que o País mais necessita, que é de saneamento básico, por exemplo".
A pré-candidata paulista se revelou surpresa com a quantidade de propaganda do Governo do Estado da Bahia investida no desfile do 2 de Julho e a evidência de cooptação de entidades sindicais escancarada nas faixas de agradecimento ao Governo de alguns segmentos representativos de trabalhadores. O governador Jaques Wagner do PT é candidato à reeleição.
O desfile da Independência baiana foi marcado pelas manifestações de candidatos às eleições de outubro, muitas bandas, filarmônicas, balões gigantescos com as marcas e slogans de campanhas de candidatos diversos. Com relação ao pleito, Soninha oportunamente valorizou a postura do PPS de politizar o debate em torno de propostas e programas de Governo em contraponto à eleição centrada em reforçar o personalismo e a exaltar a "figura messiânica do presidente da República".