A deputada Lídice da Mata(PSB/BA) encaminhou ao Ministro da Cultura da Juca Ferreira, solicitação para o tombamento por meio do IPHAN, do Pouso da Palavra, implantado na cidade de Cachoeira pelo jornalista e poeta Damário da Cruz, recentemente falecido, como patrimônio intangível do Brasil.
Conhecido com templo da poesia do Recôncavo , o Pauso da Palavra,de acordo com a deputada, é uma mistura de galeria de arte, café literário e centro de cultura, e assume a função do poder público municipal de fazer o receptivo turístico da cidade. "Neste mágico e acolhedor espaço se reuniam artistas, intelectuais, amigos, acadêmicos e estudantes da nova Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e turistas"
Segundo a deputada que é cachoeirana, grandes discussões e decisões já foram geradas ali, assim como saraus de poesias, shows musicais e palestras também foram realizadas no "Pouso". "Hoje tenho a certeza que o jornalista/poeta Damário da Cruz faz parte dos anais da cultura brasileira por essa razão estou solicitando o tombamento do espaço. Assim estaremos dando um glorioso passo para a sustentabilidade da nossa memória histórica/cultural e concomitantemente, para que a cultura brasileira se torne mais perene", justificou.