A plenária regional do mandato do deputado Waldenor Pereira, realizada na manhã de hoje (19/06), lotou o salão do Clube Social de Vitória da Conquista, com participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas de 52 municípios que aprovaram, por aclamação, um manifesto dirigido ao governador Jaques Wagner e à Executiva Estadual PT.
No documento, eles se comprometem a engajar na campanha dos pré-candidatos Dilma Roussef para presidente da República, Jaques Wagner governador da Bahia, Walter Pinheiro e Lídice da Mata, para as duas vagas do Senado, como também de Waldenor para deputado federal, e José Raimundo deputado estadual. O evento contou com a participação do deputado federal Walter Pinheiro e do presidente estadual do PT, Jonas Paulo.
Sobre Waldenor e José Raimundo (ex-prefeito de Vitória da Conquista e palestrante da plenária), a militância das regiões Sudoeste, Chapada Diamantina, Serra Geral, Médio São Francisco, Sul e Vale do Paramirim, representada no manifesto, fez um referência à celebre frase do governador Jaques Wagner, dos que "comeram poeira e sal" na campanha para elegê-lo, ressaltando: " Trata-se de companheiros empoeirados e salgados pelas vidas dedicadas ao PT. São trinta (30) anos de militância, de muitos sonhos e de muitas realizações. São os únicos candidatos do PT que vivenciam permanentemente o calor e o frio desta vasta região. Para o PT essas representações são indispensáveis".
Comitê Central
Principal estrela convidada do evento, o deputado federal Walter Pinheiro falou do projeto político do PT, "que mudou o Brasil em sete anos e está mudando a Bahia", comandados por Lula e Wagner . Ele também defendeu o que chamou de "passagem de bastão", como fazem as equipes nas Olimpíadas, na representação em Brasília e na Assemblélia Legislativa da Bahia. "Chegou a hora de Waldenor levar a sua experiência para a Câmara Federal para fazer muito mais do que eu, e de José Raimundo na Assembleia Legislativa".
Jonas Paulo destacou a importância das regiões representadas na plenária e anunciou a instalação de um comitê central da campanha petista em Vitória da Conquista. Ele reafirmou que as próximas eleições serão a disputa de um projeto político e que a população deve avançar elegendo mulheres para a Presidência e o Senado, referindo à pré-candidata petista e à pré-candidata a senadora, deputada Lídice da Mata. Também destacou Waldenor como um político "de experiência de líder do governo no legislativo baiano, com capacidade para defender o nosso projeto nacional". Também enalteceu José Raimundo, "que encantou todo mundo com a sua administração na Prefeitura de Vitória da Conquista".
Momento favorável
O deputado Waldenor afirmou que o PT vai iniciar a campanha eleitoral em momento favorável, porque no plano nacional o Governo Lula enfrentou a crise e garantiu a estabilidade econômica, além de um crescimento da economia com projeções em torno de 6%, promoveu a maior geração de emprego com carteira assinada e implantou programas e ações sociais que mudaram o país. Enquanto no estado, continuou, o Governo Wagner superou todas as dificuldades, inclusive os efeitos da crise financeira internacional, e assegurou um crescimento da economia ainda maior do que o do país, em 9% (enquanto anualizada), e realiza obras, programas e ações em todos os municípios baianos.
Ele também ressaltou as trajetórias dele- que é economista, professor, reitor da UESB por duas vezes, militante político, fundador do PT e líder do governo - e de José Raimundo Fontes -- professor doutor em História da UESB, igualmente fundador do PT e ex-prefeito de Vitória da Conquista. "Orgulhosamente somos fundadores do PT, estivemos presentes por três décadas em todas as lutas políticas e nos movimentos sociais", lembrou.
Palestrante da plenária, José Raimundo falou sobre a conjuntura política nacional e defendeu a manutenção do projeto político petista,. Ele agradeceu à militância pelo manifesto de apoio à sua pré-candidatura e também reforçou a necessidade de eleger Lídice e Pinheiro senadores da Bahia. A prefeita de Carinhanha, Chica do PT, compondo a mesa representando as mulheres prefeitas, convidou a todos para a reflexão neste momento decisivo e atacou: "Não podemos deixar a tucanada que privatizou o país voltar".
Também participaram da mesa e fizeram pronunciamentos o presidente do PT conquistense, Rivaldo Gusmão, a secretária municipal da Transparência, Nadjara Regis, representando o prefeito Guilherme Menezes, o vereador de Poções, João Bonfim, representando parlamentares de outros municípios presentes, e o líder do Governo na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Fernando Jacaré.