Política

CORONEL COMANDANTE BPM DE SERRINHA É EXONERADO POR NÃO FAZER POLITICA

vide
| 09/06/2010 às 13:07
Coronel Amâncio disse na Rádio Continental: - Polícia deve ser imparcial
Foto: DIV
  O governador Jaques Wagner através da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA) exonerou nesta terça-feira (8) o comandante do 16º BPM, de Serrinha, coronel Manoel Amâncio de Souza Neto. A motivação, segundo fontes de deputados do PMDB na ALBA, é política e foi motivada porque o coronel se insurgiu contra a medida considerada estranha do governo em entregar viaturas para a PM no interior do Estado tendo prefeitos como intermediários.
 

  Várias vezes elogiado pelo governador Jaques Wagner, Souza Neto, disse durante entrevista na Rádio Continental, de Serrinha, que já estava esperando a decisão porque as ações da polícia estavam incomodando alguns políticos da região.
 
  "Apesar de desagradar a alguns eu estou apenas cumprindo o meu papel. Se eu estivesse liberando veículos e soltando delinqüentes para atender pedidos e recadinhos de políticos por certo eles estavam satisfeitos, mais eu não estou aqui para prevaricar porque entendo que a polícia deve ser imparcial", disse.


  Ele assumiu o comando do 16º BPM no dia 05/11/2009 substituindo o Cel Geová da Silva Borges.


  Souza Neto que é bacharel em Segurança Pública e pós-graduado em Direito Civil, ficou conhecido no sertão baiano por desenvolver ações de combate ao tráfico de drogas com operações e informações privilegiadas do serviço de inteligência, retirou de circulação alguns dos traficantes que agiam nas pequenas cidades. Dinamizou também o policiamento ostensivo motorizado e a pé diminuindo a onda de assaltos, roubos e agressões, com um declínio vigoroso da violência.

   Através de ações pontuais reduziu significativamente o tráfego de veículos irregulares e conseguiu recuperar várias motocicletas roubadas, além promover uma campanha preventiva, orientando condutores a se regularizarem junto aos órgãos de trânsito, diminuindo o número de acidentes automobilísticos.


   Souza Neto vai assumir a corregedoria da Polícia Militar em Salvador. Clovis Santana Vitor será o novo comandante.