Política

COMERCIAIS DE WAGNER E GEDDEL NA TV SÃO ANCORADOS PELO PRESIDENTE LULA

vide
| 07/06/2010 às 22:14
Obras bem adiantas da nova sede do Ministério Público da Bahia no CAB
Foto: BJÁ
  Miudinhas globais:

  1. A divulgação da chapa majoritária do PMDB encabeçada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima ao governo da Bahia não trouxe surpresas. De toda sorte, representou para o partido uma forte sensação de unidade na medida em que o atual vice-governador, Edmundo Pereira, o qual, chegou a ser cortejado por Wagner, se manteve com Geddel. Na outra ponta, a presença do vice-prefeito Edvaldo Brito, representa um reforço na capital e contempla o PTB.

  2. Edmundo Pereira era uma incógnita até recentemente. Na adesão do PDT ao governo, Wagner chegou a fazer rasgados elogios à fidelidade e honradez do seu vice com quem, palavras do governador, amealhou uma amizade pessoal forjada a partir de 2007. Ele e sua familia. Mas, com a saída do PMDB do governo e premido pelas circunstâncias da lei eleitoral, Edmundo se manteve fiel a Geddel. Não poderia ser difente, até porque, sua esposa, Mariezete Pereira, é deputada estadual pelo PMDB.

  3. Hoje, aliás, Marizete, que é bastante discreta na ALBA, tornou-se crítica contumaz ao governo, especialmente em relação ao que considera uma alarmante situação de crescimento da violência em sua principal base eleitoral, o município de Brumado. No último final de semana, neste município, recebeu o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, junto com Edmundo e toda cúpula do partido e vai à reeleição.
 
  4. A indicação do nome do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), para concorrer a uma vaga ao Senado na chapa do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), vinha sendo discutida há, pelo menos, 60 dias entre o peemedebista e cúpula petebista na Bahia. O BJÁ tinha antecipado que Edvaldo seria o candidato ao Senado desde que se iniciaram essas negociações.

  5. O tesoureiro nacional do PTB e pré-candidato a deputado federal, Benito Gama, destaca que o nome de Edvaldo tem penetração em Salvador e Região Metropolitana, o que dará à chapa uma composição "interessante", já que o senador César Borges (PR), que tenta renovar o mandato, tem sua penetração forte do interior do Estado.


  6. A coligação DEM/PSDB aguarda tão somente a decisão final do senador ACM Jr se aceita a missão de candidatar-se à reeleição. Hoje, a bancada de oposição na Assembleia Legislativa, formado pelo DEM e PTN, fechou questão sobre as alianças proporcionais no estado.

  7. Os parlamentares dos dois partidos defendem uma ampla coligação proporcional composta ainda pelo PSDB, e, através do deputado Carlos Gaban (DEM), levaram essa posição à senadora tucana Marise Serrano (MS), que coordena a agenda do presidenciável José Serra.  


  8. "Disse à senadora, por telefone, que essa é a posição da bancada. Não queremos uma aliança pela metade, que envolva apenas o apoio do PSDB baiano à candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo. Queremos que esse assunto seja resolvido o mais rápido possível, já que a nossa convenção é no sábado (dia 12)", informou Gaban.


  9. Lembrou que o DEM tem 12 deputados, o PTN um e o PSDB um. "Ora, 13 deputados querem a ampla aliança proporcional com um aliado nosso. Será que a posição de apenas um vai colocar por terra essa aliança? Achamos que o comando da campanha de Serra não pode deixar que isso ocorra. Queremos só o melhor para todos. Com essa coligação, temos chances reais de reeleger todos os 14 deputados dos três partidos", salientou Gaban.

  10. O PSDB pensa ao contrário. Lembro, ainda, que a decisão do PSDB em fazer sua Convenção Nacional na Bahia no próximo dia 12 contou com o apoio do deputado federal Jutahy Magalhães Jr, mas, isso não foi o fundamental. Essencial, mesmo, foi o fato de que a Bahia, 4º colégio eleitoral do país, tem uma posição estratégica no NE, região em que o tucano tem seu pior desempenho junto a Dilma.
                                                **

  11. O PT está dando a testa a Lula em Minas Gerais e quer emplacar Fernando Pimental como candidato a governador. Curioso é que, a turma de Pimental, deseja que Hélio Costa, PMDB, líder nas pesquisas, renuncie as suas pretensões.

  12. Dois comerciais na TV estão deixando o eleitor confuso. O primeiro deles, do PT, tem como protagonista o governador Wagner, o qual, exalta os feitos do seu governo em relação a geração de empregos no estado. Assina o comercial com Lula. Nada mais justo porque a economia nacional aquecida ajuda nesse processo.

  13. O outro comercial é do PMDB. E abre com o presidente Lula fazendo elogios a Geddel e seu desempenho à frente das obras da Transposição do Rio São Francisco. Assina o comercial com Lula na maior intimidade. Nada também mais justo porque o elogio é ao vivo e a cores.

  14. Não vou meter minha colher nesse angu. O eleitorado que decida.

  15. Luiz Lanzetta. Segundo o Rasta do Pelô até o nome é estranho.

  16. O Senado tem 700 servidores na copa & cozinha para servir 81 senadores. Agora, o Senado contratou mais 1200 terceirizados para limpeza. Como zombam do Brasil.

  17. O Esporte Clube Bahia vai dispensar 10 atletas. Dá pra formar um time da 3ª Divisão.

  18. O BJÁ distribui nesta segunda-feira, 7, 5.000 tabelas da Copa do Mundo. Como diz aquele personagem de São Francisco do Conde: - amanhã tem mais.

  19. A torcida da imprensa na ALBA quer a candidatura da delegada Patrícia Nuno.

  20. Merchandising interessante de Ilhéus na novela Tempos Modernos com Antonio Fagundes dando a colher de chá. Mas, como se diz que não existe almoço grátis, fica o registro.

  21. Esse Daniel Alves está se achando o rei da cocada preta. Manera meu caro! Foi assim que Leonardo foi expulso num jogo da Copa do Mundo.

  22. Impressionante como murchou a bola de Kaká. 

  23.  O deputado Arthur Maia (PMDB) mostrou-se impressionado com a grandeza e as novidades tecnológicas da Bahia Farm Show, feira do agronegócio realizada no último final de semana no município de Luís Eduardo Magalhães.

  24. Mas com toda a modernidade  ele ressaltou que o "Oeste da Bahia, nossa principal fronteira agrícola, ainda sofre com problemas os mais elementares da falta de infra-estrutura".

  25. Segundo o deputado a ferrovia Oeste-Leste, projetada para atravessar o Oeste do Estado na direção Luis Eduardo/Bom Jesus da Lapa ainda  não saiu do papel.

  26. A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (dia 8), às 10 horas, sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A sessão foi proposta pelo deputado Sarney Filho (PV-MA).

             
  27. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, a data se tornou um catalizador de ações em defesa da preservação ambiental e da conscientização política sobre a defesa do meio ambiente.

  28. Neste ano, o principal tema das comemorações é a biodiversidade.

  29. O deputado federal Fábio Souto (DEM/BA) espera que votação da regulamentação da Emenda Constitucional 29 seja concluída nesta semana. O Democratas está em obstrução nas sessões extraordinárias da Câmara Federal há 15 dias em protesto aos constantes adiamentos de apreciação da matéria, sustentados pela base governista na Casa.

  30. A proposta garante a destinação de R$ 35 bilhões por ano do Orçamento da União para a área da saúde. É um novo CPMF.