1. A divulgação da chapa majoritária do PMDB encabeçada pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima ao governo da Bahia não trouxe surpresas. De toda sorte, representou para o partido uma forte sensação de unidade na medida em que o atual vice-governador, Edmundo Pereira, o qual, chegou a ser cortejado por Wagner, se manteve com Geddel. Na outra ponta, a presença do vice-prefeito Edvaldo Brito, representa um reforço na capital e contempla o PTB.
2. Edmundo Pereira era uma incógnita até recentemente. Na adesão do PDT ao governo, Wagner chegou a fazer rasgados elogios à fidelidade e honradez do seu vice com quem, palavras do governador, amealhou uma amizade pessoal forjada a partir de 2007. Ele e sua familia. Mas, com a saída do PMDB do governo e premido pelas circunstâncias da lei eleitoral, Edmundo se manteve fiel a Geddel. Não poderia ser difente, até porque, sua esposa, Mariezete Pereira, é deputada estadual pelo PMDB.
3. Hoje, aliás, Marizete, que é bastante discreta na ALBA, tornou-se crítica contumaz ao governo, especialmente em relação ao que considera uma alarmante situação de crescimento da violência em sua principal base eleitoral, o município de Brumado. No último final de semana, neste município, recebeu o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, junto com Edmundo e toda cúpula do partido e vai à reeleição.
4. A indicação do nome do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), para concorrer a uma vaga ao Senado na chapa do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), vinha sendo discutida há, pelo menos, 60 dias entre o peemedebista e cúpula petebista na Bahia. O BJÁ tinha antecipado que Edvaldo seria o candidato ao Senado desde que se iniciaram essas negociações.
5. O tesoureiro nacional do PTB e pré-candidato a deputado federal, Benito Gama, destaca que o nome de Edvaldo tem penetração em Salvador e Região Metropolitana, o que dará à chapa uma composição "interessante", já que o senador César Borges (PR), que tenta renovar o mandato, tem sua penetração forte do interior do Estado.
8. "Disse à senadora, por telefone, que essa é a posição da bancada. Não queremos uma aliança pela metade, que envolva apenas o apoio do PSDB baiano à candidatura de Paulo Souto (DEM) ao governo. Queremos que esse assunto seja resolvido o mais rápido possível, já que a nossa convenção é no sábado (dia 12)", informou Gaban.
9. Lembrou que o DEM tem 12 deputados, o PTN um e o PSDB um. "Ora, 13 deputados querem a ampla aliança proporcional com um aliado nosso. Será que a posição de apenas um vai colocar por terra essa aliança? Achamos que o comando da campanha de Serra não pode deixar que isso ocorra. Queremos só o melhor para todos. Com essa coligação, temos chances reais de reeleger todos os 14 deputados dos três partidos", salientou Gaban.
10. O PSDB pensa ao contrário. Lembro, ainda, que a decisão do PSDB em fazer sua Convenção Nacional na Bahia no próximo dia 12 contou com o apoio do deputado federal Jutahy Magalhães Jr, mas, isso não foi o fundamental. Essencial, mesmo, foi o fato de que a Bahia, 4º colégio eleitoral do país, tem uma posição estratégica no NE, região em que o tucano tem seu pior desempenho junto a Dilma.
**
11. O PT está dando a testa a Lula em Minas Gerais e quer emplacar Fernando Pimental como candidato a governador. Curioso é que, a turma de Pimental, deseja que Hélio Costa, PMDB, líder nas pesquisas, renuncie as suas pretensões.
12. Dois comerciais na TV estão deixando o eleitor confuso. O primeiro deles, do PT, tem como protagonista o governador Wagner, o qual, exalta os feitos do seu governo em relação a geração de empregos no estado. Assina o comercial com Lula. Nada mais justo porque a economia nacional aquecida ajuda nesse processo.
13. O outro comercial é do PMDB. E abre com o presidente Lula fazendo elogios a Geddel e seu desempenho à frente das obras da Transposição do Rio São Francisco. Assina o comercial com Lula na maior intimidade. Nada também mais justo porque o elogio é ao vivo e a cores.
14. Não vou meter minha colher nesse angu. O eleitorado que decida.
15. Luiz Lanzetta. Segundo o Rasta do Pelô até o nome é estranho.
16. O Senado tem 700 servidores na copa & cozinha para servir 81 senadores. Agora, o Senado contratou mais 1200 terceirizados para limpeza. Como zombam do Brasil.
17. O Esporte Clube Bahia vai dispensar 10 atletas. Dá pra formar um time da 3ª Divisão.
18. O BJÁ distribui nesta segunda-feira, 7, 5.000 tabelas da Copa do Mundo. Como diz aquele personagem de São Francisco do Conde: - amanhã tem mais.
19. A torcida da imprensa na ALBA quer a candidatura da delegada Patrícia Nuno.
20. Merchandising interessante de Ilhéus na novela Tempos Modernos com Antonio Fagundes dando a colher de chá. Mas, como se diz que não existe almoço grátis, fica o registro.
21. Esse Daniel Alves está se achando o rei da cocada preta. Manera meu caro! Foi assim que Leonardo foi expulso num jogo da Copa do Mundo.
22. Impressionante como murchou a bola de Kaká.
23. O deputado Arthur Maia (PMDB) mostrou-se impressionado com a grandeza e as novidades tecnológicas da Bahia Farm Show, feira do agronegócio realizada no último final de semana no município de Luís Eduardo Magalhães.
24. Mas com toda a modernidade ele ressaltou que o "Oeste da Bahia, nossa principal fronteira agrícola, ainda sofre com problemas os mais elementares da falta de infra-estrutura".
25. Segundo o deputado a ferrovia Oeste-Leste, projetada para atravessar o Oeste do Estado na direção Luis Eduardo/Bom Jesus da Lapa ainda não saiu do papel.
26. A Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (dia 8), às 10 horas, sessão solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A sessão foi proposta pelo deputado Sarney Filho (PV-MA).
27. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, a data se tornou um catalizador de ações em defesa da preservação ambiental e da conscientização política sobre a defesa do meio ambiente.
28. Neste ano, o principal tema das comemorações é a biodiversidade.
29. O deputado federal Fábio Souto (DEM/BA) espera que votação da regulamentação da Emenda Constitucional 29 seja concluída nesta semana. O Democratas está em obstrução nas sessões extraordinárias da Câmara Federal há 15 dias em protesto aos constantes adiamentos de apreciação da matéria, sustentados pela base governista na Casa.
30. A proposta garante a destinação de R$ 35 bilhões por ano do Orçamento da União para a área da saúde. É um novo CPMF.