vide
Neste final de semana, em Santos, está ocorrendo o Congresso da Classe Trabalhadora, (Conclat) reunindo cerca de 5.000 participantes que representam cerca de 5 milhões de trabalhadores que com o intuito de nesse domingo fundar uma nova central sindical e popular. Os organizadores prometem reunir sindicatos de vários ramos e estados que romperam com centrais tradicionais como a CUT, CTB e Força Sindical e todos aqueles que criticam a subordinação do sindicalismo ao governo Lula. A nova central será a sétima a ser construída, com um perfil de esquerda, classista, popular e independente a partidos, governos e patrões.
Quem participa desse evento é o pré-candidato a governo do estado, o sindicalista Marcos Mendes representando os bancários do estado. Segundo Mendes "esse será o maior evento que a esquerda socialista realizou nos últimos 20 anos, pois agora teremos uma aliança que envolverá sindicatos, movimentos sem-terra, sem-tetos, ambientalistas, feministas e resistência negra no país".
Já o pré-candidato a Senado, França, que também atua a frente do Sindados (sindicato dos profissionais de dados) a iniciativa é inovadora pois rompe com a histórica ligação que transformava sindicatos e centrais em verdadeiras empresa a serviço de governos, como a CUT se transformou ao decidir não só apoiar como fazer parte de ministérios. Para completar o time dos psolistas, outra figura pública presente foi o pré-candidato a deputado estadual Hilton 50, apoiador direto do movimento sem-teto de Salvador O nome da nova central será decidido nesse domingo, maiores informações: