Quatorze dos vinte membros que compõem a Executiva Estadual do PT/BA lançaram, hoje (25), manifesto de apoio à candidatura de Walter Pinheiro ao Senado. O documento foi lançado durante o almoço de aniversário do deputado, e defende a decisão por consenso em torno do nome de Pinheiro, atualmente, majoritário no partido.
Na nota, os dirigentes reconhecem a qualidade de outros quadros do PT, como Waldir e Nelson Pelegrino, mas defendem que nesta conjuntura, o nome que mais agrega é o de Pinheiro.
NOTA NA ÍNTEGRA:
MANIFESTO PELO CONSENSO NA ESCOLHA DOS NOMES DO PT NA CHAPADA MAJORITÁRIA
Todos nós, membros da comissão Executiva Estadual do PT da Bahia, manifestamos nossa posição em defesa da escolha, do nome de Pinheiro, como candidato ao senado nas eleições de 2010. Entendemos que estão dadas as condições para a construção de uma memorável vitória nas eleições de 2010, para consolidarmos um bloco de forças democráticas e populares liderando a coalizão de governo para a eleição de Dilma presidente a para o segundo mandato de Wagner de forma a aprofundar a revolução democrática na Bahia.
Pinheiro foi um dos fundadores e dirigentes da CUT e do PT, tanto nacional, como estadual. Vereador e deputado federal de destaque, com notória capacidade de articulação congressual e ministerial, portador e construtor do nosso programa, foi o Deputado Federal mais votado pelo PT em 2006, e obteve mais de 500 mil votos em Salvador, em 2008. Avaliamos que ele reúne, portanto, as condições necessárias para ser eleito senador, contribuindo decisivamente para a eleição de Dilma, reeleição de Wagner e a eleição de Lídice, primeira senadora pela Bahia.
É fato que dispomos de grandes quadros no PT da Bahia, merece destaque o companheiro Waldir. Toda sua trajetória, ilibada, assim como sua decisão, histórica, depois de décadas de exitosa militância política, de ingressar no PT, assim como sua trajetória como nosso militante, muito nos honra. Também Nelson Pelegrino, que entendendo o momento histórico que vive a Bahia e o Brasil, retira seu nome para apoiar a candidatura do consenso.
Na nossa avaliação, as condições internas ao PT, como a conjuntura política, indicam que a nossa chapa deve ser composta pelo companheiro Wagner e Otto Alencar, e por Lídice e Pinheiro como candidatos ao senado. Assim, conclamamos todas(os) petistas a construir uma resolução de consenso, que evite a exposição pública de um resultado de votação. À grande vitória com Wagner governador, Lídice e Pinheiro para o Senado.
Jonas Paulo - Presidente do PT BA
Rosenaide Carvalho - Vice Presidente do PT BA
Weldes Valeriano - Vice Presidente do PT BA
Osmar Galdino - Secretário Geral do PT BA
Jutaí Moraes - Adjunto da Secretaria Geral do PT BA
Ademário Costa - Secretário de Finanças do PT BA
Everaldo Anunciação - Secretário de Organização do PT BA
Sandra Gama - Secretária Adjunta de Organização do PT BA
Nelson Costa - Secretário de Relações Institucionais do PT BA
Herbert Florence - Secretário de Comunicação do PT BA
Renata Rossi - Secretária Adjunta de Comunicação do PT BA
Murilo Santos - Secretário de Formação Política do PT BA
Nildete Santiago (Bia) - Secretária Adjunta de Formação Política do PT BA
Paulo Rangel - Líder do PT na Assembléia Legislativa BA.