Política

ANDREA MENDONÇOA QUER QUE COELBA DÊ SATISFAÇÕES À POPULAÇÃO

Vide
| 22/05/2010 às 19:59

Diante do diagnóstico que aponta a implantação do novo sistema de faturamento, o SAP (software de gestão financeira de origem alemã), implantado em março, como motivo dos problemas ocorridos na emissão das faturas da Coelba, a vereadora Andrea Mendonça (DEM) encaminhou ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), sugerindo que juntamente com a multa cabível, a penalidade inclua exigência de retratação pública pela concessionária.

  

A Aneel tem um prazo regulamentar de 30 a 45 dias para apresentar o relatório da operação. "Exatamente por isso, a Aneel ainda tem possibilidade de avaliar a justa punição a ser aplicada", observou ela. "Quando os usuários começaram a reclamar das discrepâncias nas faturas, a concessionária alegou que a situação foi causada pelo consumo mais intenso de energia em dias de temperaturas elevadas".

 

Sabe-se agora que a substituição do software produziu erro na emissão de 2% das faturas, prejudicando 60 mil famílias. "Nem assim, a Coelba veio a público esclarecer o fatos e pedir desculpas pelo transtorno causado às famílias", assinalou Andrea Mendonça.

 

Antes de implantar o novo sistema de gestão financeira, a concessionária deveria informar os usuários sobre a possibilidade de haver erros e, antecipadamente, colocar-se à disposição para resolver eventuais dificuldades, registrou a vereadora no documento à Aneel.

 

As falhas do sistema de energia, a deficiência na manutenção e operação, o modelo de gestão de carga das redes e a falta de investimentos são itens que também preocupam, acrescentou: “As interrupções no fornecimento de energia tornaram-se comuns nos bairros da Barra, Brotas, Cajazeiras, Itapuã, Mussurunga, Periperi e Pituba, na capital baiana, com enorme prejuízo à sociedade”.