Política

ELSIMAR COUTINHO DEBATE PLANEJAMENTO FAMILIAR E É HOMENAGEADO

Vide
| 19/05/2010 às 06:39
Médico recebeu placa comemorativa, ao lado de sua esposa
Foto: Valdemiro Lopes
Por Marivaldo Filho 

"Maior que a dor do parto é a dor da criança abandonada. Assumir a paternidade e criar os filhos com dignidade, dando bons exemplos. Esse é o caminho da cidadania." O cientista, professor e médico ginecologista, Elsimar Coutinho, debateu planejamento familiar e foi homenageado na sessão especial realizada na noite de terça-feira (18), no plenário da Câmara Municipal de Salvador. A solenidade, requerida pelo vereador Paulo Magalhães Júnior (PSC), coincidiu com o dia do aniversário do médico, que completou 80 anos.

A busca do cientista pelas descobertas em prol da saúde e da reprodução humana motivou Paulo Magalhães Júnior a realizar a sessão. "Doutor Elsimar representa um exemplo para os profissionais da medicina. Mesmo com tantos compromissos e o sucesso, nunca parou de clinicar. Aos 80 anos completados hoje, ele não pretende deixar de atender seus pacientes espalhados em diversas cidades brasileiras", afirmou.

Há mais de 20 anos engajado na luta pelo planejamento familiar, o vereador Pedro Godinho (PMDB) parabenizou o aniversariante e defendeu a idéia do governo oferecer orientação às famílias, distribuição em hospitais públicos e postos de saúde dos meios contraceptivos, buscando, uma vida melhor e evitando a acentuação das desigualdades sociais.

Para Elsimar Coutinho, "apenas através da educação e do planejamento familiar, é possível diminuir as desigualdades econômicas e sociais, evitar tragédias e diminuir a violência no Brasil". Ele acredita que, para isso, serão necessários maiores investimentos dos poderes públicos para que haja uma mudança de mentalidade.

Após as palavras de homenagem da primeira-dama da Bahia, Fátima Mendonça, e do jornalista membro da Academia de Letras da Bahia, Joacy Góes, Elsimar Coutinho recebeu, ao lado de sua esposa Teresa, uma placa comemorativa pelo aniversário e pelos serviços prestados à sociedade.


Biografia


Elsimar Metzker Coutinho nasceu em Pojuca, interior da Bahia, em 18 de maio de 1930.

Formado em farmácia, bioquímica e medicina, foi em Sorbonne, Universidade de Paris, que se especializou na ação dos hormônios.

Iniciou estudos sobre endocrinologia na Fundação Rockefeller, nos Estados Unidos e quando voltou à Bahia, criou o primeiro centro de referência da Organização Mundial da Saúde no Brasil, na Maternidade Climério de Oliveira.

Desenvolveu uma série de medicamentos, como o primeiro anticoncepcional injetável de efeito prolongado, além de pílulas de uso oral, vaginal e subcutâneos.