Política

FRENTE PARLAMENTAR MOBILIZA POPULAÇÃO CONTRA ABUSO SEXUAL À CRIANÇAS

Veja
| 18/05/2010 às 18:38
Paulo Câmara (de azul, à direita), presidente da Frente Parlamentar participou do evento
Foto:

Em 18 de maio de 1973, a menina Araceli Cabrera Crespo, da cidade de Vitória (ES), foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada em uma orgia, tendo o seu corpo desfigurado por ácido. A data da violência foi escolhida para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que ganhou, nesta terça-feira (18), programação especial no auditório do Ministério Público do Estado da Bahia, envolvendo a Câmara, populares e entidades de defesa dos direitos da infância e da juventude.

Como resultado da mobilização nacional pelo fim da violência sexual, que tomou conta de diversas cidades, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife, Márcia Guedes - coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do MP/BA - espera o fortalecimento e aumento das políticas públicas voltadas à proteção infanto-juvenil e à garantia dos direitos das vítimas de abuso e exploração sexual.


Integrante da rede de atenção às crianças e adolescentes vítimas, a Frente Parlamentar de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Câmara Municipal de Salvador esteve representada pelo seu presidente, vereador Paulo Câmara (PSDB). A Frente Parlamentar já visitou o Ministério Público, a OAB e a Delegacia Especializada para a Repressão de Crimes contra a Criança e o Adolescente (Derca) para coletar dados e interagir com os órgãos. A última visita será ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), na próxima terça-feira (25) à tarde.


Depois, segundo Paulo Câmara, serão realizadas sessões especiais e audiências públicas para proporcionar discussões com a população. O vereador informou a intenção de criar uma cartilha, numa parceria entre a Câmara e a Secretaria Municipal de Educação, para distribuir nas escolas municipais.


Para o vereador TC Mustafa (PTdoB), integrante da Frente Parlamentar, "está na hora de ajudar a melhorar a situação das crianças".


O evento também contou com palestra de Waldemar Oliveira, coordenador do Cedeca e do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - BA. O consultor e coordenador internacional do Instituto Reggio Emilia na Suécia, Harold Gothson, falou sobre a criança na construção de uma sociedade democrática.


 

Manifestações artísticas


À tarde, representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), músicos e associações culturais reuniram-se em frente à Câmara Municipal para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A coordenadora pedagógica do Educandário Imaculado do Coração de Maria, Michele Schitini, ressaltou a importância do evento para as crianças e adolescentes. "Lembrar o 18 de Maio é de suma importância para os alunos. Se não houver essa conscientização desde cedo, essa geração poderá ser penalizada".

Para o mobilizador social do Cedeca, Silvio Batista, o evento não deve ser visto como um momento de festa, mas como um dia marcante para chamar a atenção das autoridades e dos poderes públicos. "Muitos casos de violência se repetem porque a Justiça ainda é muito morosa e não pune com rigor os acusados. Muitos deles não são presos. Nós estamos aqui para lutar para que os crimes não fiquem impunes".