Miudinhas globais:
1. A aprovação do reajuste salarial para a Polícia Militar deve ficar mesmo para a próxima semana. O líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT), se reuniu com associações da categoria da PM e mais os capitães deputados Fábio e Tadeu para analisarem emendas que podem ser incorporadas ao projeto. Daí que, posteriormente, serão analisadas pelos técnicos da administração governamental para um aprove-se. Só, então, a matéria irá a plenário.
2. O deputado Paulo Azi (DEM) destacou que, apesar do "espírito republicano" do governo a oposição não foi convidada para o encontro. Mas, tem suas demandas em relação ao projeto de lei que reajusta os salários da PM. E que essas demandas não são poucas. Adverte, portanto, que para se ter um provável acordo de lideranças na aprovação da matéria as demandas da oposição precisam ser apreciadas.
3. A CPI do Metrô vai se reunir nesta quarta-feira, 19, pela manhã. Será mais uma sessão administrativa porque o promotor do Ministério Público Federal, Wilson Neto, a quem está afeto as acusações de improbidade administrativa, solicitou mais tempo para reunir a documentação. Seu depoimento ficou para o dia 26 próximo.
4. Na reunião desta quarta-feira, 19, o presidente Álvaro Gomes, solicitou as presenças do Procurador da ALBA e do Ministério Público Estadual e pretende estabelecer estratégias, linhas de investigações. Entende que a CPI não pode se perder e vai ordenar as oitivas e os caminhos a seguir. Como a CPI tem o poder de formar provas, Álvaro está confiante no sucesso dos trabalhos.
5. O deputado João Carlos Bacelar (PTN) destacou a defesa do Centro Histórico de Salvador e o abandono do turismo feita pelo empresário Emílio Odebrecht, presidente do conselho de administração da Odebrecht, em palestra promovida pelo Instituto Miguel Calmon e pela Associação Comercial da Bahia em comemoração aos 30 anos do Imic.
6. Depois de Caetano, o empresário Emílio Odebrecht, que foi mais além: chamou atenção para a situação que passa Salvador, cidade de forte vocação turística, mas que o trade encontra dificuldades para deslanchar em razão de descaso", ressaltou Bacelar.
7. Falar nisso, pouca gente falou dele, mas, o artigo de Emílio publicado pela Folha de SP e A Tarde, no domingo, abordou esse tema com bastante firmeza. A Odebrecht também estaria fora da construção da ponte Itaparica-Salvador. Eu heim!
8. No caso da última pesquisa Vox Populi/Rede Band para eleição de governador do estado, causa estranheza o pequeno tamanho da amostra adotado (700 entrevistados) na Bahia, se comparado com a utilizada em Pernambuco, de 1.000 consultados.
9. A Bahia possuia, considerando o dado, divulgado pelo TSE, de março passado, 9.302.150 eleitores, enquanto que Pernambuco, na mesma data, tinha um contingente de 6.154.423. Assim, cada baiano pesquisado representou 13.288 eleitores, enquanto que no universo pernambucano a relação ficou em 6.154, configurando o dobro em termos de representatividade.
10. O deputado Heraldo Rocha (DEM), líder da oposição, comentou: "Essa pesquisa é muito boa porque reflete o nosso sentimento das andanças que temos feito na Bahia de que o eleitorado está insatisfeito com o governo do PT e que quer a mudança, representada pelo candidato Paulo Souto".
11. O deputado Waldenor Pereira (PT), sem comentar a pesquisa mas praticamente respondendo a quem dela falou na ALBA, fez um pronunciamento de 20 minutos enaltecendo o governo do presidente Lula. E, de quebra, o "nosso governo". De Wagner.
12. Falou tanto de Lula e do Brasil que o deputado Luis de Deus (DEM), em réplica, contestou dados apresentados por Waldenor e disse que ele mais parecia um deputado federal.
13. Até que tem sentido: Waldenor é candidato a deputado federal em dobradinha com o ex-prefeito de Vitória da Conquista, José Raimundo, que sai a estadual. Deve estar treinando para quando chegar em Brasília.
14. As recém inauguradas instalações da agência do Banco do Brasil em Itapuã (avenida Dorival Caymmi) tudo indica que ainda vão ser motivo de muitas confusões, a partir da insatisfação no atendimento dos clientes.
15. Estes não se conformam que a agência tendo se mudado para um imóvel de quase 1.000 m² , o dobro da área que dispunha em outro imóvel vizinho, tenham que esperar cerca de 2 hs para serem atendidos, pois o projeto só concebeu apenas três caixas de atendimento.
16. Como perguntar não ofende porque a Prefeitura de Feira distribui materiais de construção e cestas básicas do Ministério da Integração Nacional e a Prefeitura de Salvador não faz o mesmo procedimento?
17. É chover em Lauro de Freitas e alagam várias áreas. E a prefeita ainda ganhou prêmio do Sebrae como melhor empreendedora do ano.
18. A Coelba diz que não existem erros nos seus sistemas comerciais de cobrança. E que só foram 13.400 reclamações. Uma titica de galinha se comparados com seus 4 milhões de consumidores.
19. Apesar dos alertas feitos pelo BJÁ em várias oportunidades, continua, a todo vapor, o cerco ao entorno do Aeroporto de Salvador, por edifícios de grandes alturas. Empreendimentos que, se continuarem sem qualquer controle, pode vir a configurar a situação temerária em que vive o de Congonhas, em São Paulo.
20. Depois dos edifícios construídos no inicio da Estrada do Coco, em Lauro de Freitas, na vizinhança do Shopping Litoral Norte, e dos em construção na avenida Dorival Caymmi, nas proximidades do viaduto sobre a avenida Paralela, estão sendo erguidos outros nas margens da rodovia Aeroporto-Cia, bem em frente a construção do mega Shopping Aeroporto.
21. Sabe-se que existe um órgão vinculado a Aeronáutica, denominado de DEA - Departamento de Espaço Aeronáutico, cuja competência é o controle das áreas de influência dos aeroportos brasileiros, devendo todo empreendimento ser submetido a sua aprovação para poder ser implantado.
22. Por falar em cercanias do Aeroporto, tem chamado a atenção dos passantes pela avenida Carybé ( liga a Paralela ao Complexo Viário 2 de Julho) a longa demora para entrada em funcionamento do Posto de Combustíveis que foi construído no local e está há bastante tempo totalmente pronto.
23. Tem cada obra que é um mistério danado. A Prefeitura de Serrinha faz uma obra no antigo Cine Marajó na cidade que já está de barbas brancas, pelo tempo. Até o Lobisomem da Serra já falou sobre isso na rádio de doutor Plínio.
24. E a passarela que a Conder faz ligando o CAB ao Estádio de Pituaçu vai ficar pronta, é o que dizem, quando o Bahia voltar a primeira divisão.
25. Nenhum deputado bombou no Congresso do PT como falaram por aí. Quem bombou foi o BJÁ com 125.774 matérias lidas na segunda.
26. Interessante a conta do desembargador Antonio Pessoa Cardoso sobre férias dos juizes baianos: 60 dias normais de gozo das férias + 17 dias de recesso + 16 feriados totalizando 93 dias. O Rasta do Pelô ainda me lembrou que tem os sábados e domingos que correspondem a mais 96. No total geral: 189 dias.
27. Outra perguntinha socrática: quando esse Paulo Ziulkoski vai deixar a presidência da Confederação Nacional dos Municípios? Na 50ª Marcha dos prefeitos a Brasilia?
28. Os ex-deputados estaduais baianos que possuem vínculo com o Estado estão achando que caíram num novo conto ou canto das sereias. Foi aprovada uma emenda ä Constituiçao Estadual, que deu muito alarido na midia sob acusação de trem da alegria". Promulgada em agosto passado, estabelece o direito a estabilidade econômica igual ao subsídio de deputado "para quem exerceu o mandato por 10 anos ou/e cargos de confiança".
29. Acontece que, decorridos nove meses (igual ao período de uma gestação) ninguém conseguiu obter o beneficio, em qualquer dos três poderes do Estado, devido ao verdadeiro jogo de empurra-empurra da burocracia. Alguns já pensam em entrar na justiça.
30. O presidente Evo Morales, da Bolívia, pediu ao papa Bento XVI o fim do celibato. Santo pai! Quer mexer com um dos dogmas mais antigos da Sé.
31. Aquele caso do motorista da PM que trocou tiros e tal dirige para o coronel Pinheiro. Não se trata do deputado Pinheiro. Embora, sejam irmãos.
32. Foi feia a discussão entre os deputados Gaban x João Carlos Bacelar, em plenário. Gaban foi na goela de Bacelar porque este mexeu num PTC de Bonfim.
33. Essa é de Jonas Paulo, presidente do PT na Bahia sobre a pesquisa Vox, confiante que está na vitória de Wagner: "O povo brasileiro sabe a diferença do país antes e depois do governo Lula e identifica a relação umbilical do presidente com o PT. Por isso, faz da eleição um plebiscito entre o passado e o presente virtuoso, que gera um futuro promissor", concluiu o petista.
34. Legal. Esse Jonas é bacana.
35. Coitadas as orelhas do prefeito João. Devem ter ficado rubras. O que os barraqueiros da Orla falaram do "home", nossa, foi cada elogio que não dá nem pra publicar.
36. Salvador, a cidade, é assim mesmo. Todo que acontece de bom, pode até não ser obra do prefeito, ele levar os "louros"; e todo de ruim, também pode não ser obra do dito, ele leva das "badogadas".