Política

BAHIA SÓ TERÁ 20 KM DE DUPLICAÇÃO NA BR-101, COMENTA PAULO SOUTO

VEJA
| 17/05/2010 às 11:11
A Bahia só será contemplada com pouco mais de 20 quilômetros de duplicação
da BR-101 Sul. A observação foi feita pelo presidente estadual do Democratas,
Paulo Souto, durante a viagem que fez sábado (15) ao Extremo Sul,
visitando as cidades de Mucuri e Nova Viçosa, na companhia dos ex-prefeitos
José Ronaldo, de Feira de Santana, Nilo Coelho, de Guanambi, do deputado
federal, Fábio Souto (DEM), e do deputado estadual, Sandro Régis (PR).

Segundo Souto, de acordo com o projeto de concessão do Ministério dos
Transportes, que será discutido em audiência pública no próximo dia 24, em
Vitória/ES, a duplicação do trecho da BR-101 Sul que vai da divisa dos
estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e deveria ir até o entroncamento
com a BR-324, em Feira de Santana, quando entra no território baiano, para
no acesso a Mucuri.

"A expectativa inicial era que a concessão da rodovia federal abrangesse o
trecho do Rio de Janeiro, atravessasse o Espírito Santo e chegasse até o
entroncamento da BR-324, em Feira. Mas infelizmente mais uma vez a Bahia foi
preterida e o atual governo estadual não defendeu com veemência os
interesses baianos", afirma o ex-governador.

Paulo Souto observa que a publicação do aviso de audiência pública, que
dispõe sobre os estudos de viabilidade técnica e econômica deixa claro o
trecho da rodovia federal que será duplicada e pedagiada, apenas até Mucuri.


A limitação do trecho até Mucuri teria sido resultado da pressão de lobby do
governo e de empresários capixabas, pois o aumento da extensão do trecho do
alargamento da pista incorreria num valor mais alto do pedágio, devido à
necessidade de mais investimentos da futura concessionária.

Para o ex-governador baiano, na pior das hipóteses a duplicação da BR-101
Sul deveria ser estendida, pelo menos, até Teixeira de Freitas ou Eunápolis.
"O que se fala é que o trecho Mucuri/Eunápolis vai ser colocado no PAC 2.
Mas estranhamente o Departamento de Obras do Exército elabora ainda projeto
só até Teixeira de Freitas. Nada de Eunápolis, muito menos até o
entroncamento da BR-324, em Feira".

A medida, na opinião de Souto, prejudica a economia baiana. "Deixar de
duplicar a BR-101 Sul até o entroncamento da BR-324, passando por Teixeira
de Freitas, Eunápolis e região cacaueira, significa a drenagem do fluxo de
produtos e mercadorias para fora do estado, em vez de para dentro da Bahia,
como nos interessa".