Política

DILMA DIZ: ADVERSÁRIOS ENGOLIRAM A LÍNGUA COM SUCESSO DO GOVERNO LULA

vide
| 16/05/2010 às 15:02
Mudando a Bahia e o Brasil foi a marca do congresso do PT com Wagner e Dilma
Foto: BJÁ
   A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, afirmou neste domingo, 16, em Salvador, durante pronunciamento no Congresso do partido que homologou a indicação de Jaques Wagner à reeleição, que os adversários do presidente Lula da Silva "engoliram a língua" depois que apostaram no fracasso do atual governo. E que, agora, diante do sucesso, perderam o poder de crítica.

  Dilma citou como referência o fato de que, "aquele pessoal (se referia ao governo FHC e ao PSDB) importava plataformas de petróleo da Coréia e outros países, e nós tomamos a decisão de produzir aqui no Brasil e assim fizemos" comentou. Em seguida destacou que a indústria naval, até a chegada de Lula ao poder, empregava 2 mil metalúrgicos e agora tem 45 mil.

  A ex-ministra assegura que, ao final do governo Lula há uma estimava da geração de 14 milhões de novos empregos com carteira assinada no país, no âmbito geral.

  Recebida com bastante entusiasmo pela militância do PT no Centro de Convenções do Hotel Fiesta e ciceroneada pelo governador Jaques Wagner, Dilma sitou que o governo Lula mudou a forma de governar no Brasil, olhando as pessoas e os 190 mihões de brasileiros. Ao contrário de outros governantes apegados mais a questão econômica sem olhar o social. Entende que, sua pré-candidatura tem esse sentimento de avançar no que Lula plantou até agora.

  "O presidente Lula plantou as bases e nós vamos fazer avançar" disse a pré-candidata do PT. Comentou, ainda, referindo-se a uma citação do governador Wagner dando conta de que "os loucos chegaram ao poder" (jovens que fundaram o PT no início dos anos 1980), que "são benditos loucos aqueles que, sim, chegaram ao poder e foram capazes de entender o futuro do seu povo".

  Para Dilma, os "benditos loucos" aproximaram o PT na resistência à ditadura e construiram uma nova democracia no país. "Na verdade não são loucos, mas, gente que vê as tendências do futuro do Brasil" com outro olhar. Dos que têm capacidade de querer e se indignarem diante de tanta miséria e desigualdades.

  A ex-ministra diz que aposta num Brasil que seja estável e caminha para ser a 5ª economia do planeta. "Nós estamos mudando o rumo do desenvolvimento do país, colocando a mão na massa e construindo um novo país", frisou.

  Segundo a ministra, o governo Lula abriu o país a uma nova era de prosperidade, um Brasil para todos os brasileiros, pois, esse "não era um país de todos". Nessa construção, Dilma destacou o papel do governador Wagner quando exerceu as funções de Ministro da Articulação .

  "Jaques é um irmão do nosso projeto. Nós nos encontrávamos madrugadas à dentro trabalhando no Palácio do Planalto e mudamos essa realidade nacional porque temos coragem e lombro grosso". 
   
  Antes, em coletiva à imprensa disse que, caso eleita. analisa criar um Ministério do Empreendedorismo para disseminar micro e pequenas empresas pelo Brasil e incentivar o empreendedorismo e dar sustentação creditícia, ou seja, linhas de crédito especial e tributária", disse a petista.