Para o presidente da Comissão de Assistência Social, vereador Joceval Rodrigues (PPS), "é uma alegria festejar o dia de quem contribui para o pleno desenvolvimento humano e para o fortalecimento dos direitos sociais na sociedade brasileira". O Assistente Social é considerado um dos principais artífices do processo de implementação da LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8742, de 07.12.1993) que assegurou à assistência social o caráter de política pública e aos seus usuários a garantia de se tornarem de fato detentores de direitos.
Este dia é também comemorado em virtude do Decreto 994/62 que regulamenta a profissão do assistente social e cria os Conselhos Federal e Regionais ter sido editado em 15 de maio de 1962. Assim, embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei no. 3252 de 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais.
No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum.