vide
A empresária Marizete Carletto (PSL), segunda colocada nas eleições municipais de 2008, venceu uma batalha jurídica, quando, no início da noite de quinta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por 5 votos a 1, ganhou o direito de assumir o comando da Prefeitura de Itamaraju.
Para Dílson Santiago (PT), que renunciou ao mandato para candidatar-se a deputado estadual e o vice Pedro da Campineira (PHS), que assumiu o cargo mesmo sabendo do risco eminente da cassação, a decisão do TRE foi pior do que o previsto, já que o juiz José Wanderlei, que pediu vista no processo alegando necessitar de mais tempo para formalizar seu voto, ao contrário do que muitos pensavam, também optou pela cassação.
A sessão do pleno do TRE começou por volta das 17h30 e como já tinha adiantado o deputado estadual Ronaldo Carletto (PP), os juízes que já tinham votado não mais participariam da votação e esperaram apenas a decisão do juiz José Wanderlei. Assim como os demais já tinham feito, Wanderlei fez uma longa explanação das provas contidas no processo e principalmente tomando como base dois pareceres do Ministério Público pela cassação, decidiu pelo afastamento imediato do prefeito Pedro da Campineira (PHS), punição que deveria ser imposta a Dílson Santiago (PT), que deixou o cargo antes da decisão. (Radar 64)