O senador Antonio Carlos Junior (DEM) disse nesta quarta-feira (28) que a oposição somente vai votar os quatro projetos de lei que tratam da exploração do petróleo da camada do pré-sal depois que todos os debates forem concluídos.
Como relator de dois dos projetos, o senador teme pelos prejuízos que podem ser causados pela falta de análise mais profunda das matérias. Relator da capitalização da Petrobras e do Fundo Social do pré-sal, ACM Junior cumpriu o prazo estabelecido e já entregou os relatórios das duas proposições.
Ele apresentou emendas ao projeto que cria o Fundo Social e rejeitou o projeto da capitalização, pois considerou o texto cheio de brechas e incertezas, além de evidentes pontos inconstitucionais. "Nós nos propusemos a votar os projetos num prazo exíguo, porém viável de discussão e de debate, com audi ências públicas conforme tínhamos pedido. Mas o governo insiste com a urgência constitucional tornando inviável o debate. Vamos obstruir e insistir em nossa posição", informou o senador.