O governador Jaques Wagner recebeu em audiência a diretoria do Sindicato dos Fazendários - Sindsefaz. Participaram da reunião, além de Wagner, o secretário Carlos Martins. Pelo Sindsefaz estiveram presentes os diretores Rubens Santiago, Jorge Claudemiro, Maria de Fátima Nascimento, Marlúcia Paixão, Eliel Barbosa, Joaquim Amaral, Rosaura Maciel e Walmir Cruz.
O diretor de Imprensa da entidade, Rubens Santiago, abriu a reunião com o Governador agradecendo a concessão da audiência e a deferência com que Wagner vem tratando os auditores fiscais, agentes de tributos e técnicos administrativos da Sefaz. Destacou o dirigente do Sindicato que a Lei 11.470/09 trouxe segurança jurídica às carreiras do Fisco, modernizou a administração tributária no nosso Estado e fez justiça a um pleito de mais de 20 anos da imensa maioria do grupo Fisco da Bahia.
Rubens afirmou que o segmento na Fazenda mais impactado pelas modificações nas atribuições dos cargos na Sefaz, a Fiscalização de Trânsito de Mercadorias, que tem como principal atribuição coibir a sonegação fiscal, evitando que isso se configure nas empresas de médio e grande porte, obteve excelente resultado na arrecadação de tributos (numa comparação dos segundos semestres de 2008 e 2009), tendo um acréscimo de 147% na constituição do crédito tributário no período.
Eliel Barbosa e Joaquim Amaral discorreram sobre a ADI 4233 e comunicaram ao governador que o Sindsefaz contratou o advogado Almiro do Couto e Silva, se colocando na qualidade de Amicus Curiae junto ao STF. Falaram sobre a tramitação da Ação, dos pareceres da Advocacia Geral da União e da Procuradoria da República, além de informarem sobre resultados de julgamentos em casos semelhantes no Supremo.
PENSIONISTAS
Por último, a diretoria fez um apelo ao governador em favor das pensionistas da Fazenda. A entidade solicitou interferência de Wagner para fazer cumprir os acordos assinados entre a Entidade e o governo no tocante aos pleitos das pensionistas da Sefaz, sobretudo quanto ao retorno do valor do ponto da GF, que já tem posicionamento favorável firmado pela Procuradoria Geral do Estado. Afirmamos que embora reconhecêssemos o empenho do secretário Carlos Martins na busca de uma solução rápida para a questão, segmentos do governo ainda não conseguiram cumprir com esta demanda, fruto de acordo entre as partes na Mesa Negocial.
| |