Política

CUT AFIRMA QUE CHAPA 2 VENCE ELEIÇÃO DO SINDIMINA DE SERRINHA

vide
| 25/04/2010 às 15:24
Os mineradores de Serrinha e região votaram e escolheram a nova direção que os representará no triênio 2010/2013 do Sindicato dos Mineradores de Serrinha (Sindimina-Bahia). Com 80,14% de votos válidos, a chapa chapa cutista "Sindimina do Trabalhador" ganhou a eleição do Sindicato dos Mineradores de Serrinha.

A apuração começou ontem às 18h00 e foi concluída por volta das 20 horas pela Comissão Eleitoral. A chapa "Sindimina do Trabalhador" obteve 109 votos contra apenas 27 dados à chapa da situação caótica. Assim foram registrados 136 votos válidos. Não houve voto em branco nem nulo! A categoria contou nos dois dias com 4 urnas nos locias de votação. 

Os representantes da chapa da situação ainda tentaram manipular a vontade dos trabalhadores, ao impedir a saída das urnas nos horários previstos. Usaram também de artimanhas para tentar fraudar o processo eleitoral ao não assinar 6 cédulas (deixando seu local de assinatura em branco) e fazê-lo de forma diferente em 28 outras cédulas (assinando diferente). 01 voto foi anulado pelo sumiço proposital da lista de votantes e da ata da urna.

Todos esses votos foram anulados pela Comissão Eleitoral, e não precisamos dizer que todos eles, se validados, seriam da chapa "Sindimina do Trabalhador" e ampliaria ainda mais o percentual obtido legitimamente nas urnas.

CUT

O Sindicato sempre esteve filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), que apoiou decisivamente a chapa 2 neste processo, e não à CTB como está pintado na fachada da sede. Afinal, os trabalhadores nunca foram consultados sobre desfiliação e filiação à central alguma. O Sindimina, tendo à frente dirigentes cutistas, sempre foi referência para o movimento sindical baiano, se destacando pelo seu apoio aos movimentos sociais e formação de grandes dirigentes do movimento. Tem base terrotorial em 14 municípios da Bahia. É também filiado a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Setor Mineral (CNTSM-CUT). 

Para Antonio César de Oliveira Santos, diretor executivo da CUT-Bahia e secretário adjunto de Saúde do Trabalhador da Central estadual, "o apoio da CUT, de sindicatos filiados que encaminharam ajuda e de outros atores sociais comprometidos com a luta foi fundamental para a conquista dessa vitória e consolidação de um trabalho sério por parte dos membros da chapa Sindimina do Trabalhador". Ele acompanhou todo o processo e serviu como escrutinador na Mesa Apuradora.

"De forma democrática os mineradores decidiram, por meio do voto nas urnas, pela mudança na condução dos rumos do Sindimina ao aprovarem a chapa 'Sindimina do Trabalhador'. Agora é arregaçar as mangas e fazer o melhor possível para continuar defendendo a categoria e todos os trabalhadores contra os desmandos dos patrões e dos pelegos", afirma Mailson Gonçalves Souza, um dos membros da chapa vitoriosa.