2. O que mais se discute no meio político é a composição da chapa do governador Wagner, candidato à reeleição e apontado como favorito pela última pesquisa DataFolha, porque desde o não de César criou-se um vácuo ainda não equacionado no âmbito do PT e da coligação.
3. Algumas luzes novas, no entanto, apontam que o governador fechará mesmo com Otto Alencar na vice; e os deputados Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), ao Senado.
4. Essas luzes emanaram para o governador durante a votação do empréstimo proposto pelo Chefe do Poder Executivo no montante de R$563.7 milhões, junto ao BNDES, e a dificuldade que foi a aprovação da matéria. Wagner acompanhou a sessão da ALBA pela internet até às 4 horas da manhã do dia 20 e ficou admirado com duas atuações: dos deputados Marcelo Nilo (PDT), presidente da Casa; e do seu líder Waldenor Pereira (PT); e decepcionado com a fala dura e crítica da deputada Marizete Pereira (PMDB), esposa do vice-governador, contra o governo, casal que supunha ter uma amizade pessoal.
5. Vencida a batalha na noite do dia 20, o governador parabenizou a postura leal e qualificada de Nilo, o qual, conseguiu conduzir os trabalhos no plano regimental sem falhas; e o esforço do líder Waldenor. Em conversa com Marcelo, no feriado de Tiradentes, sondou-o para o Senado. O presidente da ALBA desconversou dizendo que não era seu perfil. Wagner insistiu argüindo que era possível elegê-lo e resolveria o problema interno do PT. Marcelo ficou olhando para as nuvens como diz Sebastião Nery.
6. A conversa não evoluiu. Em reflexão posterior, Wagner analisou que, em sendo seu líder na Assembleia Legislativa, Waldenor Pereira (PT), candidato a deputado federal, Marcelo é fundamental para seu projeto político na ALBA. Sem ele, quem faria o papel de condutor do processo? Paulo Rangel (PT)! Álvaro Gomes (PCdoB)! Roberto Muniz (PP)! Capitão Tadeu (PSB)! Todos bastante preparados para a missão e merecedores de crédito. A questão é que Marcelo, além de ter esses atributos, caiu na confiança plena do governador, em recíproca verdadeira.
7. Postas essas luzes em novo cenário, a alternativa Marcelo para a chapa majoritária findou-se. Ao que tudo indica, pois, o governador está propenso a fechar a composição com Otto (vice), Pinheiro e Lídice (Senado) e preservar Marcelo para a presidência da Assembleia, em 2011, caso seu projeto político seja vitorioso. Quanto à posição de Pinheiro na chapa, "in pectore" e "in votos" (esta segunda expressão latina não existe na real e foi criada pelo articulista) é mais adequada politicamente.
22. Acompanhado pelo prefeito Carlos Alberto dos Santos, o governador da Bahia descerra a placa do marco zero da estrada, ligando o município até Porto Feliz. Além de contar com a recuperação do trecho rodoviário, o governo estadual também realizou a recuperação de vias urbanas da cidade de Piritiba, danificadas pelas chuvas.
23. Enquete feita pelo BJá revelou que 91.3% dos internautas gostariam que Dunga convocasse Neymar e Ganso para a seleção que jogará na Áfria. 8.7% disseram não.
24. A greve nacional na construção pesada impede que as caçambas das empresas terceirizadas que estão realizando a recuperação asfáltica de Salvador após as chuvas façam mais de uma saída por dia.
25. "Houve uma negociação e tiveram o bom senso de deixar a realização de algum trabalho de recuperação. Para a demanda necessária, precisaríamos de, no mínimo, vinte equipes nas ruas", afirma o secretário municipal de Transporte e Infraestrutura, Euvaldo Jorge.
26. O deputado federal Sérgio Carneiro (PT) lembrava que, todos os governadores que ganharam a eleição em Feira de Santana foram eleitos. Isso vem desde 1982, pós-redemocratização do país, iniciando com João Durval (1982) e fechando o círculo com Wagner (2006). Daí que Feira tem uma posição bastante estratégica no estado.
27. Além do que, segundo Sérgio, é emblemática.
28. O governador Jaques Wagner, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, e a
presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Maria Fernanda Coelho
anunciaram nesta sexta-feira (23), em solenidade realizada no auditório da
Governadoria, no CAB, a liberação de construção de 490 casas para as
famílias que foram desabrigadas em razão das chuvas que castigaram Lauro de
Freitas neste mês de abril.
29. Também foi contemplada a cidade de Simões Filho, que integra a Região Metropolitana, com 480 imóveis. No total serão investidos R$ 44 milhões.
30. O convênio assinado pela prefeita Moema Gramacho contempla com casa própria
famílias que possuem renda até três salários mínimos. As moradias serão
entregues com toda a infra-estrutura básica de água, luz e esgoto.
31. A prefeita Moema Gramacho destacou que, com a construção das novas casas, será possível resolver o problema dos desabrigados em Lauro de Freitas.