Política

VEREADOR RESSALTA PROJETO QUE PROIBE USO DE CELULAR DENTRO DOS BANCOS

vide
| 21/04/2010 às 15:06

Após a morte do jovem Danilo de Carvalho, na manhã de terça-feira, durante tiroteio entre policiais e ladrões por causa de uma saidinha bancária na Avenida Tancredo Neves, o vereador Alcindo da Anunciação (PSL) ressaltou a importância do Projeto de Lei Nº 69/2010, de sua autoria, que proíbe o uso de celulares, rádios amadores e afins dentro das agências bancárias. O PL, que tem o objetivo de combater a prática criminosa, foi aprovado em 12 de abril e ainda não foi sancionado pelo prefeito João Henrique.


O vereador reconhece que o projeto é polêmico, já que também irá cessar o direito de comunicação através de aparelhos celulares de funcionários e clientes dentro das agências bancárias.


"A idéia é que as pessoas não fiquem muito tempo esperando atendimento. Vai ser melhor para a segurança de todos. Esta medida dificultará consideravelmente a ação dos criminosos. O cúmplice que estiver fazendo o papel de olheiro para escolher a vítima, terá que sair da agência para fazer a ligação.  Neste momento poderá ser detectado pelas câmeras do sistema de segurança", justificou.


Os bancos terão a responsabilidade de fiscalizar e coibir o uso dos aparelhos nas dependências das agências. O não cumprimento desta Lei acarretará em multa de 100 salários mínimos, vigentes à época; em caso de reincidência, a multa sobe para 200 salários mínimos; e no caso de uma nova reincidência, ocorrerá a cassação do alvará de funcionamento da agência .


Saidinha
 

Segundo testemunhas, o policial militar, Renato Gomes, acompanhava o amigo, Antonio Marcos Castro, quando ele retirou R$ 14 mil em uma agência do Banco Itaú. Após sair do banco eles foram abordados por bandidos e Renato reagiu. Durante o tiroteio, Danilo foi alvejado e morreu na hora. Já o PM foi baleado na perna e encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Os bandidos fugiram do local com todo dinheiro.