Política

DEPUUTADO JOÃO ALMEIDA LANÇA SITE E CRITICA FALTA SEGURANÇA NA BAHIA

vide
| 18/04/2010 às 18:24
Deputado João Almeida durante lançamento do seu site
Foto: DIV
 

O deputado federal João Almeida (PSDB) lançou um novo canal de diálogo com a população - site http://www.deputadojoaoalmeida.com/-, recebeu 140 lideranças do interior do estado  (prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios) que o apoiam há cinco eleições, e ouviu elogios de sua conduta política, " com ética e seriedade" do  presidente do DEM e pré-candidato ao Governo do Estado, Paulo Souto, e do presidente do PSDB, Antonio Imbassahy.

Em seu discurso, João Almeida deu o tom geral do encontro, tecendo críticas ao "desempenho medíocre do governo estadual, que não fez nada de importante". Para o líder da bancada tucana na Câmara, o que ocorre na Bahia é que "os costumes políticos se degradaram. 

O líder tucano criticou a falta de segurança na Bahia e a ausência de plano para o setor.  A Bahia é líder na criminalidade: "A taxa de homicídios atingiu, em 2009, 57,8 assassinatos por 100 mil habitantes, índice cinco vezes superior ao de São Paulo, que foi de 11,28 por 100 mil, e 65,3% maior do que o do Rio, que chegou 34,97 por 100 mil habitantes. Desde 2007, quando Jaques Wagner assumiu o governo, a própria Secretaria de Segurança Pública é quem aponta, o índice de assassinatos em Salvador cresceu de 2,64 para a atual média de 3,66 por dia. Em 2007 o aumento atingiu 38,2% nos índices de criminalidade", disse o deputado baiano.

Para João Almeida, a redução dos índices de violência em São Paulo e no Rio de Janeiro não é o resultado de fórmulas mágicas, mas de ações efetivas realizadas pelos governos daqueles estados. "O que se fez foi dar prioridade à segurança do cidadão nessas gestões", conclui o líder tucano.


O deputado baiano, um dos cinco coordenadores da campanha presidencial de José Serra, afirmou que o seu portal de comunicação "pretende tornar ainda mais fácil e rápido o contato com a população, ficará mais fácil falar diretamente comigo, contar os problemas dos municípios, debater idéias, sugerir obras e cobrar soluções, podem acessar, falar bem ou mal de mim, mas vamos nos encontrar no site para trocarmos ideias, exercitar a democracia do contraditório".


Abandonou interior


Não faltaram exemplos da "má gestão do governo do Estado", conforme disse um dos presentes, Valmirando Brito, presidente do PSDB de  Eunápolis: " Jaques Wagner abandonou nossa cidade, vivemos isolados, sem perspectiva de crescimento. Os investimentos que eram feitos foram parados. Estamos vivendo de promessas. A saúde está um caos. Não tem como dar atendimento médico a quem precisa".


O mesmo ocorre no município de Arataca, próximo a Itabuna. Segundo a delegada Norma Castro, a queda da lavoura do cacau e a falta de opções de sobrevivência está levando os mais velhos a pedir esmolas e os mais jovens para o caminho do crime".  Disse ela:  "O governo não deu solução nem para saúde, nem para segurança e nem para educação. Não tem emprego, não se tem também mais esperança. Até o presidente Lula, na hora de renegociar a dívida dos agricultores, falou que não iria entrar em negociação porque poderia acostumar mal o povo. E como fica, nossa situação?"