O deputado federal Fábio Souto saiu em defesa do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, a respeito da polêmica gerada na Região Cacaueira na visita do presidente Lula. Na ocasião, o prefeito Lima pediu, no palanque, a duplicação da ponte do Pontal, que interliga o centro da cidade às praias do Sul e ao aeroporto. Jaques Wagner, em seguida, afirmou que uma nova ponte iria ser construída com recursos federais, saindo da região do Cristo, diretamente para o Pontal.
Mas, para surpresa de todos, o presidente Lula.desmintiu o governador em sua fala, afirmando que não havia sequer o projeto desta ponte e que não adiantar ficar pedindo tudo na época de eleições sem que houvesse viabilidade para as obras.
"O prefeito estava em seu direito e até obrigação de solicitar as obras importantes para a sua cidade. O que não pode é um governador, num palanque público, garantir a construção de algo com recursos do governo federal, sem combinar nada com o presidente. Aliás, esse, infelizmente, tem sido o procedimento do atual governo nesse ano eleitoral. Prometer tudo para quem pedir, provavelmente para disfarçar o fato de ter realizado tão pouco pela Bahia nesses três anos e meio de administração", afirmou Fábio Souto.