Política

VEREADOR DEFENDE UTOPIA DE ORDENAMENTO DEFINITIVO DE AMBULANTES

vide
| 16/04/2010 às 18:17

(Por Marivaldo Filho)

Autor do projeto que dispensa da licença de funcionamento as atividades exercidas por microempreendedor individual (MEI) com o objetivo de combater a informalidade, o vereador Paulo Magalhães Jr. (PSC) apoia a iniciativa do secretário municipal de Serviços Públicos, Fábio Mota, de propor um ordenamento definitivo para os ambulantes de Salvador. A medida, segundo o vereador, facilitaria a migração dos informais para a categoria de MEI.


A ideia do secretário é criar centros populares de comércio, para onde seriam relocados 15 mil ambulantes cadastrados na prefeitura, que hoje ocupam desordenadamente as ruas da cidade. Ele estima que outros 10 mil trabalhem sem cadastro.


A proposta faz parte das adequações que a capital baiana precisa fazer para sediar a Copa de 2014. Segundo Magalhães Jr., Salvador deve seguir o exemplo de capitais como São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, onde o poder público conseguiu tirar os ambulantes das ruas.


"A prefeitura deve aproveitar a Copa para resolver de uma vez por todas esse problema de gente vendendo qualquer coisa em qualquer lugar, que cria transtornos para a população e afeta o turismo. Fábio Mota marca um gol de placa com essa iniciativa", elogiou.