No plenário da Assembléia Legislativa, o deputado Javier Alfaya (PCdoB) acusou a revista VEJA de continuar distorcendo os fatos na tentativa de confundir a opinião pública, inconformada com o sucesso do governo do presidente Lula, principalmente nos avanços educacionais.
Dessa vez, disse o vice-líder do governo, a revista da Editora Abril, na sanha de atacar uma instituição de excelência como a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), tão bem dirigida pelo reitor Paulo Nacif, faz acusações descabidas e injuriosas, não sabendo sequer distinguir a real localização geográfica da universidade. "Os baianos gostam das suas escolas, faculdades e universidades, assim como da diversidade territorial e do clima, ao contrário da VEJA, que não sabe a diferença entre o que é Recôncavo e Sertão", disse Javier para um plenário atento e do qual recebeu solidariedade pela defesa da instituição.
Na reportagem, a revista insinua que a UFRB gasta recursos públicos e não tem público, além de confundir Recôncavo com Sertão.