A Câmara Municipal de Salvador premiará anualmente lideranças comunitárias que se destacarem em suas comunidades, pois foi aprovado por unanimidade um Projeto de Resolução do vereador Edson da União (PMN) instituindo o Prêmio Líder Comunitário, a ser outorgado anualmente pela Casa. A homenagem será conferida aos dirigentes de associações e entidades sem fins lucrativos, bem como a cidadãos que notoriamente são reconhecidos como lideranças em suas comunidades.
"O principal objetivo é evidenciar aqueles líderes comunitários, que, através de um trabalho altruísta e compromissado com seus representados, buscam constantemente a melhoria na qualidade de vida dessas pessoas, sempre colocando os interesses coletivos acima de seus interesses individuais", diz o vereador.
Na prática, a Câmara Municipal do Salvador ficará responsável pela realização de uma sessão solene de outorga do prêmio na primeira semana do mês de maio de cada ano, preferencialmente no dia 5, quando é comemorado o Dia Nacional do Líder Comunitário, conforme explica o vereador.
"A homenagem é uma oportunidade de se reconhecer anualmente os relevantes serviços prestados pelas lideranças comunitárias que, com toda convicção, dão sustentação às atividades parlamentares, tornando possível, uma atuação mais legítima de seus representantes no Legislativo Municipal", justifica.
Ainda conforme destaca Edson da União, o líder comunitário é um verdadeiro servidor voluntário da sociedade, cuja maior função é ser uma ponte entre o povo e as autoridades públicas.