Política

CAMPANHA SE APROXIMA DE MARCHA MUNICIPALISTA COMENDO POEIRA E SAL

vide
| 31/03/2010 às 22:28
Em Feira, Wagner assina convênio e fica admirado com gravata vermelha de Tarcízio
Foto: ACOM
  Miudinhas globais:

           
  1. Com a definição dos nomes de Otto Alencar para integrar a chapa Jaques Wagner como candidato a vice-governador; e Nilo Coelho na chapa Paulo Souto, igualmente a vice, esboça-se na Bahia para as próximas eleições uma campanha sem sabor ideológico e com tendência a municipalização, tal como ocorreu, evidente em outra dimensão, com a disputa entre Waldir Pires x Lomanto Júnior, em 1962.

           
   2. Naquele memorável pleito, lá se vão 48 anos, com os principais protagonistas ainda vivos, Lomanto afastado da política, mas com herdeiro na liderança do PMDB na Assembleia Legislativa, e Waldir sonhando em ser candidato a senador na chapa petista.
 
   3. Lomanto foi apresentado à Bahia como o novo, o "municipalista filho de agricultor, amigo do pobre e irmão do trabalhador/ a esperança do povo, gente nova, sangue novo", assim se cantava a música deste candidato. E Waldir, como o "velho" no sentido de que integrava o PSD do governador Antonio Balbino, Tarcilo Vieira e Mello e Moutinho Dourado.

           
   4. Presencia-se, agora, não só com Otto e Nilo, mas também com os prováveis nomes de José Ronaldo de Carvalho, ex-prefeito de Feira de Santana, na chapa Souto ao Senado; e César Borges, na chapa Wagner ao Senado, ambos com perfis municipalistas, o primeiro com base eleitoral na região Nordeste tendo como centro do poder e dos votos Feira de Santana; e o segundo de Jequié, Sudoeste, onde ainda vota, terra de Lomanto e a pátria do muncipalismo baiano.

           
   5. Para contrabalançar esses pesos pendentes mais para o interior, e aí não fazemos citações a chapa de Geddel Vieira Lima, PMDB, porque ainda não há definições mais precisas, salvo acenos de que João Cavalcanti e Edvaldo Brito a integrariam, no caso Wagner x Souto, dá-se como certo o nome de Lidice da Mata para senadora, a qual, embora cachoeirana, tem base preferencial na capital onde foi ex-prefeita; e fala-se também nos nomes de Antonio Imbassahy, na chapa Souto ao Senado, outro ex-prefeito da capital; e/ou o senador ACM Jr.


    6. Evidente que, Salvador, também é base municipalista. Embora, como coloquei acima, 2010 diferencia de 1962, visto que, naquela época, o municipalismo era entendido como algo ainda muito rural, sem voz nem vez, apesar de que os governadores de 1954 e 1958, Régis Pacheco e Antonio Balbino tivessem berços de nascença interioranos, diferentes de Otávio Mangabeira, primeiro governador baiano (1947/1951), pós ditadura getulista e interventorias no Estado.

           
    7. Em 2010, o que se configura é uma disputa municipalista pelo espólio do "carlismo" (de ACM), mais vivo que nunca, com o PT perdendo completamente sua identidade, com cooptações assustadoras em diversas frentes envolvendo não só o PT, mas os três candidatos majoritários, algo assim de revirar os olhos do saudoso Leonel Brizola com suas tiradas geniais diante do fisiologismo pátrio, entre elas, a de degustar o "sapo barbudo".


   8. No momento, na Bahia, provam-se "sapos", "gatos" e outros bichos tudo em nome do poder. Dá até saudade dos velhos tempos das disputas PSD, PDT e UDN. Tinham mais sabor, mais amor, mais propósitos nobres.

                                                   **

   9. Hoje, 31, "comemora-se" os 46 anos da Revolução de março de 1964. Como no Brasil até levantes armados e derrubadas de governo viram piadas é assim que se reverencia o 31 de março, apesar do golpe de estado que derrubou o presidente João Goulart do poder.

  10. O curioso é que, aqui na Bahia, tem político que mama nas tetas do governo, "viúva revolucionária", por ter "combatido" a ditadura. Recebe uma pensão do contribuinte por tal feito. É muita falta de vergonha.

  11. O deputado Marcelo Guimarães Filho (PMDB) cumprimentou o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que deixou o cargo de ministro de Estado da Integração Nacional, ressaltando que, dentre os inúmeros trabalhos realizados a frete do Ministério, merece destaque a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil, ocorrida nos últimos dias 23, 24 e 25 de março, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.

               
  12. Ivete Sangalo disse no BBB10 ao poeta Pedro Bial, para que parte do Brasil ouvisse, que vai gravar seu novo CD no Madison Square Garden, em NY, como se isso fosse uma grande coisa. É só encher o local de brasis e pronto.

  13. O Movimento Negro conseguiu emplacar a diretora do Ilê Aiyê, Arani Santana, secretária de Estado na pasta da Pobreza. Vamos ver se, agora, com seu prestígio, apura a expulsão de Sankofa no camarote do Ilê durante o Carnaval.

  14. Hoje, data em que o Ministro Geddel Vieira Lima deixa a pasta do Ministério da Integração Nacional para ser candidato a governador da Bahia, o deputado Arthur Maia lembrou que os três anos em que esteve à frente do Ministério Geddel realizou um acervo de obras inédito para um ministro baiano.

  15. Segundo Maia, GEddel deu passos significativos na revitalização do Rio São Francisco, realizou o saneamento de mais dezenas de outras cidades baianas; em Salvador vale destacar obras da avenida Centenário, Imbuí, Subúrbio. Através do programa Água Para Todos, Geddel levou água para mais de uma centena de comunidades do interior baiano.
 
  16. Pronto, pelo visto, tá eleito.

  17. A Tarde andava às turras com o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Alan Sanches. Agora, promovem eventos juntos. Coisas da gloriosa A Tarde.

  18. De um deputado do DEM, hoje, na ALBA: - Valdir perdeu a eleição para o Senado, em 1994, e agora quer perder de novo. Tomara que ele seja o candidato do PT.

  19. A edição desta semana do Jornalista &Cia abre com duas notas de falecimento: de Armando Nogueira, praticamente uma unanimidade nacional tanto no jornalismo como no esporte, que levantou voo na 2ª.feira (29), aos 83 anos; e de Engel Paschoal, amigo e um dos mais assíduos colaboradores das edições especiais deste J&Cia, que partiu na madrugada desta 4ª.feira (31).

  20. Como a vida segue, a terceira chamada de capa vai para as alterações de rotina e remanejamentos que o Estadão fez em função da cobertura do pleito de outubro, sendo a principal delas a designação de Luiz Fernando Rila para coordenar o núcleo Eleições 2010 do jornal.

  21. Outros destaques da edição ficam para Ismael Pfeifer, que está de volta às redações e ao telejornalismo como editor de Economia do Jornal da Record; em Brasília, Marta Salomon retorna ao Estadão depois de 15 anos; uma erudita discussão sobre o "cavalinho" do selo Ex-Libris do Estadão; e a licença que Toni Sciarretta tira na Folha de S.Paulo para pesquisar a classe média emergente de Rússia, Índia, China e adjacências.

  22. Quando Marcelo Dourado comemorava a vitória no BBB10, uma pessoa colocou sobre seus ombros uma camisa do Internacional de Porto Alegre aparecendo as marcas Tramontina e Banrisul. Foi uma saia justa. Mas, em instantes, retiraram a camisa das costas de Dourado. Se ele veste seria um vexame, pois, nem um dos dois integrava a lista de merchadising da Globo.

  23. Tá sobrando dinheiro no Banco do Brasil. Duas páginas no Caderno de A Tarde sobre o troféu Dodô e Osmar, fora do foco e da época do Carnaval, é grana demais do BB. Agora, atender bem os clientes nas agências da capital, nem pensar.

  24. A Locaweb é um bom provedor hospeteiro. Mas, o atendimento ao cliente fica muito a desejar. Uma enrolação que não tem mais tamanho. Para uma empresa do porte da Locaweb não tem o menor cabimento.

  25. É desculpa esfarrapada creditar às chuvas o atraso das obras do Imbuí. Até porque, sequer começou a chover em Salvador.

  26. Setores do governo advogam a tese de que as Prefeituras de Camaçari e de Lauro de Freitas poderiam compensar a ausência da midia de TV do governo, a partir de 7 de julho, com comerciais desses municípios. Mas, alguém lembrou que a prefeita Moema Gramacho é uma mão de figa enorme.

  27. O deputado Isaac Cunha (PT) participou, em Jequié, da solenidade em comemoração aos 63 anos do Hospital Geral Prado Valadares - HGPV, que anuncia oficialmente a implantação dos serviços de Neurocirurgia, o de Pré-Natal de Alto Risco e da Linha do Cuidado à Mama.

  28. Acreditar que haveria trabalho hoje na Câmara Municipal de Salvador era mais difícil do que acreditar no coelhinho da páscoa. Os vereadores anteciparam o feriadão e não compareceram às sessões nesta quarta-feira. A sessão ordinária que seria realizada na à tarde nem foi aberta. A sessão especial que aconteceria à noite e homenagearia o aniversário do PCdoB também foi cancelada.

  29. Na Assembleia Legislativa os deputados já estão rezando pelo interior.

  30.  O deputado Clóvis Ferraz (DEM) representou o Brasil numa missão diplomática na Rússia, onde assinou um convênio de cooperação legislativa entre o Conselho da Federação (Senado russo) e a União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), da qual é o presidente.


  31. Segundo o parlamentar, o objetivo do acordo é fortalecer as relações internacionais entre os Estados brasileiros e as regiões da Federação Russa. "Também queremos, com esse termo de cooperação, prestar assistência parlamentar para o desenvolvimento das relações bilaterais entre a Rússia e o Brasil".

  32. O governador Jaques Wagner conheceu o programa de inclusão Feira Cidade Digital, nesta quarta-feira (31).

  33. Os investimentos promovidos pelo Governo Municipal visando garantir a acessibilidade de pessoas de baixo poder aquisitivo à tecnologia através da Internet foram mostrados pelo prefeito Tarcízio Pimenta, em visita à Escola Itinerante Digital, durante inauguração do Residencial Nova Conceição, do programa "Minha Casa, Minha Vida", no bairro Conceição.


  34. Detalhes sobre o funcionamento do programa Feira Cidade Digital foram apresentados pelo prefeito e por Basílio Fernandez, diretor de Difusão Científica da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. O Ônibus Digital disponibiliza 22 notebooks com Internet gratuita e instrutores para ensinarem as pessoas a navegarem pela rede.


 45. O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou o compromisso de levar Internet gratuita a todo o município de Feira de Santana, inclusive na zona rural. O sistema já está sendo implantado, com disponibilização de tecnologia de ponta, com Internet banda larga.

  46. Wagner testou o sistema no ônibus.

  47. Deu o maior tititi a gravata vermelha usada pelo prefeito Tarcízio Pimenta para receber o governador Wagner. Mais vermelha do que a usada por muitos petistas.