O deputado Leur Lomanto Jr., líder do PMDB na Assembléia Legislativa da Bahia denunciou hoje que o governo do estado não tem enviado a verba referente ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) a Madre de Deus, município da Região Metropolitana de Salvador. Consta que cada unidade móvel custa 120 mil reais e mais 55 mil reais de manutenção mensal
. Destes, 27,5 mil são bancados pelo Ministério da Saúde (MS), 30% pelo governo do Estado e 20% pela Prefeitura Municipal. Acontece que, passados dois anos de inauguração do serviço, o governo do estado não tem cumprido com a contrapartida. Os custos são altos, pois envolvem pagamento de pessoal, insumos e combustível.
Segundo Leur Jr., o descaso do governo com o Samu de Madre de Deus só demonstra mais uma vez a falta de compromisso do governo com a saúde da população. "Na época em que o serviço foi lançado houve até atritos por causa da placa de inauguração que não tinha o nome do governo e agora eles não cumprem com a responsabilidade de ajudar a prefeitura com a manutenção do serviço", criticou o deputado que participou hoje ao lado do ministro Geddel Vieira Lima e da prefeita Nita Oliveira (PMDB) da cerimônia de entrega de mais de 20 apartamentos para famílias que moravam na invasão erguida sobre um manguezal, próxima aos dutos da Petrobras.