Política

UMA ANÁLISE SOBRE O PMDB DE BRUMADO, POR DANIEL SIMURO DO ACHEIBRUMADO

vide
| 25/03/2010 às 11:09
Raios cortam a unidade do PMDB de Brumado
Foto: Ilustração AcheiBrumado


Daniel Simurro
http://www.acheibrumado.com.br/


Visto por muitos como esfacelado e por outros como o partido da superação que tem na mitológica Fênix seu símbolo maior, o PMDB de Brumado tenta se reencontrar e para isso o vice-governador Edmundo Pereira e a deputada estadual Marizete Pereira deverão estar em Brumado nesse final de semana na busca de arrumar a casa dos pmdbistas.
 

Segundo fontes do próprio partido a vinda urgente do vice-governador representa que o "bip" de alerta está soando e que ele seria o único capaz de equalizar as desavenças internas e "juntar os cacos" e reintegrar o grupo para fazer um bom papel nas próximas eleições de outubro.


O vazamento de notícias que comprovam que existem desencontros dentro do PMDB de Brumado começou a ganhar a mídia e teve a culminância na reveladora entrevista de um de seus mais respeitados e combativos líderes, o contabilista Marlito Lacerda, que foi muito claro em suas afirmações de que o partido não pode ficar refém de uma única liderança (leia-se Edmundo Pereira), mas sim se renovar e colocar novos nomes em evidência.


O apoio declarado de uma ala do partido ao candidato ao Congresso Federal, o atual deputado estadual Arthur Maia, de Bom Jesus da Lapa, vem realmente comprovar, - por mais que digam que não-, que existem divergências internas e que o partido já não é mais o mesmo de outrora.


Segundo um membro atuante do partido "hoje o PMDB está ficando com cara nova, a cara da renovação, as últimas eleições municipais deixaram bem claro que o partido precisa se renovar ou se não vai virar um partido ultrapassado, que parou no tempo e como, hoje, a política está cada vez mais dinâmica, temos que nos adaptar aos novos tempos, por isso estamos dando o nosso grito de independência e vamos mostrar a nossa força para àqueles que se acham donos exclusivos do partido em Brumado. Precisamos de novas lideranças dentro do partido, porque hoje é uma nova era e a política não se faz mais como no passado".


Ouvido pela equipe de jornalismo online do AcheiBrumado uma das principais lideranças do partido em Brumado, o vereador Leonardo Vasconcelos, falou sobre o apoio à candidatura de Arthur Maia frisando que  "primeiramente entramos em contato com o vice-governador Edmundo Pereira para saber se ele realmente seria candidato a deputado federal, caso fosse teria totalmente o nosso apoio, mas como ele disse que não seria candidato, nos sentimos livres, juntamente com outros companheiros, para apoiar Maia".
 

Esse apoio que já ganha às ruas de Brumado, inclusive, na zona rural, onde membros da agremiação já estão em plena campanha pelo deputado de Bom Jesus da Lapa, segundo fontes internas do partido, "foi o motivo que obrigou ao vice-governador mudar a sua agenda e vir com urgência para Brumado para arrumar a casa e consolidar a sua posição de "manda-chuva" do partido".


"A divisão interna realmente é evidente dentro do PMDB de Brumado, mas a maestria política do vice-governador Edmundo Pereira pode contornar com facilidade toda a situação e unir novamente o grupo", afirma outra liderança, que ainda continua citando que "porém essas divisões são somente para deputado federal, porque para estadual o grupo todo está fechado na candidatura da deputada Marizete. Garanto que se o vice-governador confirmar sua candidatura a deputado federal todos também vão se unir e vão dar-lhe apoio irrestrito", pontuou. 


A equipe do AcheiBrumado, buscando esclarecer os fatos, entrou em contato com o presidente do partido em Brumado, o vereador José Ribeiro Neves, que de pronto declarou que "essas notícias de que o vice-governador estaria vindo para Brumado para arrumar a casa do partido são totalmente infundadas, ele vem sim é participar como convidado de uma grande reunião que estaremos realizando com as lideranças, membros do diretório, filiados, militantes e simpatizantes. Essa reunião vem fazer parte do novo cronograma que o partido formatou, justamente, visando reagrupar os membros que se dispersaram na última eleição municipal. Esse é um processo natural e não pode ser visto como qualquer tipo de esfacelamento, pois o PMDB de Brumado é um partido histórico e está se renovando sim e vai continuar mostrando a sua força".


Questionado sobre qualquer comunicado de uma possível pré-candidatura do vice-governador Edmundo Pereira ao Congresso Nacional ele argumentou que "ficamos sabendo essa semana que o vice-governador poderá concorrer sim é a uma vaga ao Senado da República, pois é, reconhecidamente, um dos quadros de maior representação do partido em toda a Bahia. Mas esse não é o momento para isso, ainda é cedo, o vice-governador vem à nossa reunião como convidado, que isso fique bem claro, não iremos tratar de candidaturas e sim da reorganização do partido. Somos o partido da democracia e, de forma nenhuma, existe imposição dentro de nosso grupo, existe sim é uma discussão saudável, que vai resultar, com certeza num PMDB muito mais forte".


Neves ainda citou que "o PMDB está sim se reestruturando, temos uma nova sede, dotada de uma boa logística e funcionários; formatamos uma agenda positiva que traçou um cronograma de reuniões periódicas, tudo buscando uma unidade do partido. Como já disse não existe nenhuma divisão, cito como exemplo que todos estão fechados na candidatura da reeleição da deputada Marizete, por isso, quaisquer notícias de rupturas são meramente especulativas, pois não existe o mínimo fundamento para isso".