Na ocasião o parlamentar lamentou ainda a posição em que a Bahia ocupa, considerado como o "estado com maior índice de violência em todo país". Segundo Nunes, os índices comprovam que para cada grupo de 100 mil habitantes no Estado de São Paulo, após a aplicação de uma ação importante, reduziu para 10.8 assassinatos, enquanto na Bahia, o índice chega a 58. Portanto, 5 vezes maior do que São Paulo, que era tido como o mais violento de toda Federação. "Isso é lamentável, é lamentável porque enquanto São Paulo conseguiu, através de uma ação importante reduzir esse nível, aqui na Bahia temos o contrário, foi aumentado em 80% o nível de violência", constatou.
Não só Salvador será sede para este debate, conforme informou o parlamentar, o município de Itambé também promoverá, na próxima segunda-feira, um seminário regional para tratar desse assunto que acontecerá na Câmara de Vereadores. "É uma situação que realmente está pegando, está havendo uma movimentação em todo Estado para tratar dessa questão", afirmou.
Dividido em quatro etapas, as discussões do seminário vão abordar, num primeiro momento, o problema da segurança pública na América Latina. A participação da Sociedade Civil no combate à violência e à criminalidade será o tema da segunda mesa de debates do dia. Em seguida vão ser apresentadas e discutidas políticas já implantadas com sucesso em países latino-americanos. O seminário fechará com uma mesa sobre "estratégias de segurança na comunicação política".
Qualquer pessoa interessada pode participar do seminário. As inscrições estão sendo feitas gratuitamente pelos telefones (71) 3271-0411 e (71) 3113-2066 ou enviando um e-mail para democratas.segurancapublica@gmail.com, com os dados pessoais do participante, área de atuação profissional e local (instituição) onde trabalha.