O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) defendeu nesta terça-feira (16/03), no plenário da Cmara, que sejam revistos os contratos do FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior. Recentemente, o parlamentar baiano solicitou a revisão dos juros do FIES junto à Caixa Econmica Federal, que reduziu a taxa para novos contratos.
Temos hoje 539.908 alunos participantes do FIES, 179.565 alunos estudando e valendo-se do benefcio, 276.270 contratos em fase de pagamento e 37.209 acionados judicialmente. Hoje, 25% dos contratos estão inadimplentes, lembrou o deputado.
A taxa de juros, que já foi de 9% ao ano, baixou para 6,5% e atualmente se encontra em 3,5% mas somente para novos contratos. Quanto ao prazo, foi ampliado de duas para três vezes o período financiado do curso para quitação da dívida. Entretanto, alerta Carneiro, necessária se faz a renegociação das dívidas com base na nova taxa de juros de 3,5%, expurgando os excessos cobrados com base nas taxas anteriores. Não é possvel que somente os novos alunos sejam beneficiados pois aqueles que já se formaram encontram dificuldades para pagar, já que a graduação não é sinônimo de emprego garantido.