Política

ASSEMBLEIA APROVA CONSELHO ESTADUAL DOS POVOS INDÍGENAS

vide
| 10/03/2010 às 10:11

A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade, ontem (9), o projeto de lei 18.374/2009, que cria o Copiba - Conselho Estadual dos Direitos dos Povo Indígenas. O resultado foi comemorado pelo líder do Governo, Waldenor Pereira, principalmente pela participação de 38 deputados da sua bancada, no total de 60 presentes.


 O Copiba, conforme o projeto, terá a finalidade de formular diretrizes para a Política Estadual de Proteção aos Povos Indígenas, acompanhar, fiscalizar e avaliar os programas e ações governamentais garantindo os direitos constitucionalmente assegurados  a esse  povos .


Inquietação


Antes da votação, em pronunciamento no meio da tarde, o líder do Governo afirmou que as condições favoráveis do estado da Bahia vão repercutir no resultado eleitoral do pleito de outubro próximo e estão provocando enorme inquietação entre os deputados oposicionistas, especialmente os democratas. "A Oposição sabe que essas condições favoráveis vão repercutir nas eleições".


A situação confortável para o Governo, segundo Waldenor Pereira, é decorrente dos avanços da economia, da melhoria da gestão e da estabilidade política, depois que foram superadas dificuldades na recomposição da sua base no legislativo. Afinal, afirmou, o estado superou as dificuldades da repercussão da crise financeira internacional, passando a experimentar nesses primeiros meses a recuperação da arrecadação, o recorde de empregos com carteira assinada (14 mil em janeiro), e investindo em todos os municípios com ações de saúde, educação e infra-estrutura.