Política

COMISSÃO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA CÂMARA FEDERAL FAZ EVENTO EM SSA

Vide
| 24/09/2009 às 16:52
   A comunidade ambientalista baiana vai poder debater, em audiência pública realizada pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, suas idéias de combate ao aquecimento global, às variações do clima e seus reflexos nos biomas do Estado. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (28), a partir das 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA, em Salvador, sob o tema Mata Atlântica, Bioma Caatinga e Desertificação - A Bahia no Contexto Mundial de Aquecimento Global.


  As discussões resultarão em documento a ser apresentado pelo Congresso Brasileiro durante o capítulo parlamentar da 15ª Conferência das Partes (COP-15), de 7 a 18 de dezembro, em Copenhague, Dinamarca. Capitaneando a audiência em Salvador estarão os deputados federais baianos Colbert Martins (PMDB), relator da Comissão, Jorge Khoury (DEM), membro titular, e Luiz Carreira (DEM), suplente.


  Para o Deputado Jorge Khoury, o encontro será um momento oportuno para a discussão do impacto das mudanças climáticas e os desastres naturais no Estado. "A discussão é de suma importância, principalmente, para o semi-árido baiano, área susceptível aos efeitos da desertificação, e nossas atenções estão voltadas para essa região, com ações concretas de prevenção e combate à desertificação", disse Khoury.


  A COP-15 é o mais esperado evento ambiental internacional do ano, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião mundial terá a participação de cerca de 200 países, que buscam entrar em acordo para a redução da emissão de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global.


  A discussão será em torno do acordo global que vai suceder o Protocolo de Kyoto, estabelecendo metas mais rígidas de redução das emissões. A grande novidade é a expectativa pela flexibilidade e adesão pelos Estados Unidos, a partir da gestão do presidente Barack Obama.
 
  A esse respeito, o ministro do Meio Ambiente do Brasil, Carlos Minc, se pronuncia dizendo serem "inaceitáveis" as metas climáticas americanas.

Outras audiências públicas abordando a mesma temática já aconteceram em Brasília e Florianópolis. Em Salvador, foi trazida por requerimento de autoria de Khoury e Colbert, e realizada com o apoio do deputado estadual Carlos Gaban, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Alba. A próxima cidade onde ocorrerá o evento será Fortaleza.