Política

WAGNER RECEBE BASE ALIADA DO GOVERNO NA ALBA E FALA DA CRISE

Vide
| 13/03/2009 às 15:13
  As lideranças da bancada governista estadual tiveram audiência com o governador Jaques Wagner, no final da tarde de ontem (12), quando conversaram sobre as perspectivas e propostas do Executivo para esse ano de 2009 e os cuidados com a crise econômica internacional.
 
  Levados pelo líder do Governo, Waldenor Pereira, os líderes de blocos e bancadas e os vice-líderes da Maioria tiveram a oportunidade de expor e perguntar sobre as diretrizes, metas e propostas para as diversas áreas da administração estadual, num encontro que durou mais de 3 horas. 


  O governador tranquilizou a bancada sobre a crise, reconhecendo a dimensão dela, mas assegurando que o estado está preparado para enfrentá-la. Além de ter adotado medidas saneadoras (contingenciamento do orçamento, parcelamento no pagamento de tributos e financiamento para setores econômicos mais afetados, entre outros), Wagner argumentou que, em recente reunião, o presidente Lula garantiu o repasse dos recursos federais previstos, especialmente os do PAC, que vão permitir um bom nível de investimentos, vai contar com mais de R$1 bilhão de investimentos de operação de crédito junto ao Banco Mundial, já aprovados, além de recursos do tesouro do Estado .


INVESTIMENTOS


As repercussões da crise a nível nacional são reais e preocupantes, admitiu o governador, mas observando que a população brasileira está consciente de que a crise não é de responsabilidade do Brasil. Portanto o reconhecimento da população, que aprova o governo e o presidente Lula, segundo ele, deve se manter. E na Bahia, o seu governo supera os governos anteriores em todos os índices de avaliação, como ressaltou. 


Sobre os investimentos na Bahia, o governador falou da obra da Via Expressa Portuária de Salvador, da recuperação de 3mil 400 quilômetros de estradas federais, da construção da Ferrovia Leste/Oeste, do porto e do aeroporto de Ilhéus, além da destinação de mais de R$ 500 milhões para a construção e recuperação de estradas estaduais. 


Wagner agradeceu o apoio da bancada em 2008, especialmente durante a convocação extraordinária, em janeiro passado. Nessa primeira reunião de 2009, ele destacou o papel dos líderes e pediu que a bancada se mantenha unida para que esse seja um ano de aprovação de importante projetos para a Bahia.

O líder do Governo disse que "na Assembléia Legislativa da Bahia a aliança partidária tem representado um exemplo de unidade, tendo em vista que aprovou todos os projetos oriundos do Executivo". Waldenor Pereira aproveitou para agradecer ao governador e aos lideres partidários a confiança pela sua recondução à Liderança do Governo.


Como um dos articuladores da reunião, o secretário estadual das Relações Institucionais, Rui Costa, assegurou que a sua secretaria está adotando medidas administrativas e informacionais para dar maior agilidade e eficiência no atendimento das demandas parlamentares. Além de agendar reunião bimestral com o colégio de líderes e vice-líderes, a secretaria está coordenando agenda semanal do governador com os deputados, visando aperfeiçoar a relação entre a Governadoria e a bancada situacionista.