Política

PRESIDENTE ALAN SANCHES COMENTA SOBRE COMBATE A DENGUE

Vide
| 11/03/2009 às 08:20
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), em pronunciamento na sessão ordinária de ontem, 10, revelou ter ido à Secretaria Municipal de Saúde, no final da tarde de segunda-feira (dia 9), para conversar com o secretário José Carlos Brito sobre a mobilização da prefeitura quanto à prevenção ao surto de dengue. "Como fiscal do Executivo, fui saber como está a situação da prevenção e controle da dengue na cidade", explica.


Alan trouxe aos vereadores os esclarecimentos encaminhados por Brito: "Foram compradas 100 cadeiras de hidratação, que são muito importantes para o tratamento e ocupam menos espaço que os leitos, e já estão sendo direcionadas para os nove pronto atendimentos da prefeitura. Foram adquiridos, também, kits rápidos de diagnóstico da dengue, que dão o resultado em cinco minutos", disse o vereador.


Para desafogar os postos de saúde de bairros populosos, a prefeitura está montando postos de atendimento móveis, similares aos existentes no Carnaval - um destes já está em operação na Liberdade, com 15 leitos. O vereador assinala, porém, que existem dificuldades na mobilização de profissionais para trabalhar em algumas áreas da cidade: "Há uma grande dificuldade de encontrar médicos que queiram ir atender no subúrbio. Mas parece que a situação começará a ser contornada com o direcionamento dos selecionados pelo Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) na semana passada". 


O presidente Alan Sanches comemorou a estruturação que está sendo realizada no Laboratório Central Municipal, que conta agora com uma câmara de estoque de vacinas e laboratório para análise da água para consumo, antigas demandas dos vereadores da Câmara de Salvador.


Agentes de endemias


Na sessão de ontem, diversos agentes de endemias da prefeitura ocuparam as galerias do Plenário Cosme de Farias para pedir ajuda dos vereadores, pois estão prestes a ser demitidos para que os recém-selecionados no Reda ocupem seus postos de trabalho.

Os trabalhadores pedem que sejam mantidos em seus postos, mesmo com a admissão dos selecionados, até que se passe este período de surto de dengue. "São agente com experiência de mais de 12 anos e que serão muito importantes para o combate à dengue. O pedido é justo e só quem ganha é a população", defendeu a líder da oposição, vereadora Aladilce Souza.


O líder governista, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), revelou já ter conversado com os agentes, e está reunindo a assinaturas dos vereadores em um requerimento suprapartidário pedindo à Secretaria de Saúde a manutenção dos agentes trabalhando durante o período de surto da dengue.