Vide
Há dois anos como Integrante do Conselho de Ética na Câmara dos Deputados, o deputado Federal José Carlos Araújo (PR-BA) está cotado para presidência do Conselho.
Segundo o parlamentar baiano o Conselho de ética hoje não tem instrumentos para as devidas apurações. ‘Proponho uma ampla reestruturação do Conselho de Ética, inclusive com poderes de CPI para convocar. Quero um Conselho que tenha força. O Conselho precisa ser um órgão da Câmara.
- É impossível trabalharmos em qualquer caso, onde uma viagem com deligência externa depende da autorização da mesa. Em muitos casos não conseguimos trabalhar porque somos limitados, o próprio Conselho não dispõem de ferramentas próprias para a apuração dos fatos. Precisamos de regras claras para que possamos mostrar trabalho. Não temos nem Vice-Presidente, na falta do presidente quem responde pelo conselho, precisamos também definir isso.
A função do Conselho é o de apurar e investigar, precisamos dar uma satisfação a sociedade. Temos que julgar, e sermos julgados dando uma resposta ao eleitores. Punir doa em que doer. Essa História de passar a mão pela cabeça de deputado precisa acabar," finalizou Araújo. Outra reivindicação do parlamentar baiano é que o número de conselheiros passe de 15 para 30 membros.