Vide
Deputado Waldenor Pereira (PT) justifica Projeto de Resolução
Foto:
O deputado Waldenor Pereira (PT), líder do governo na Assembléia Legislativa, tem uma explicação para justificar o Projeto de Resolução que modifica o número de deputados nas comissões temáticas da ALBA, de 8 para 9 em cada uma delas, ao afirmar que se trata de uma prática existente em todas as Assembléias do país.
Além disso, segundo Waldenor, com número impar nas comissões o presidente tem mais chances de votar o que não ocorre, no momento, só permitindo que use esse direito em caso de empate. Para Waldenor, não existe qualquer casuísmo na intenção do governo, até porque, a base tem maioria quer seja com 8 e/ou 9 deputados.
A rigor, a um especialista na matéria tramitação de projetos na ALBA, este afirmou ao BJá que, hoje, a base do governo tem uma vantagem de 5 votos x 3 votos em cada uma das comissões e necessita de 37 votos de deputados para aprovação de matérias. Com ampliação para 9 deputados essa proporcionalidade passaria para 6 x 3, com a necessidade de 32 votos de deputados.
O deputado Waldenor desconversa. Acha que isso é irrelevante porque a Base tem maioria absoluta na Casa. O líder também não vê qualquer desconfiança em relação a deputados da base. Prefere não entrar nesse mérito da questão e nos apontamentos feitos pela Oposição.
AS COMISSÕES
Até o momento, só foram constituídas (provisoriamente) as três principais comissões da Casa para a votação do projeto de reajuste dos servidores: Constituição e Justiça; Educação; Finanças, Fiscalização e Controle. Nessas comissões, o PT tem 3 assentos com Pedro Alcântara na CCJ; Elmar Nascimento, Finanças; e Sandro Régis, na Educação.
Tudo osso duro de roer.
Uma outra Comissão já constituida é a Mesa Diretora presidida pelo deputado Marcelo Nilo (PSDB), com primeiro vice do DEM, deputado Rogério Andrade. A Mesa tem constituição definitiva e aconteceu votação pelo voto direto e secreto, recentemente.
As demais comissões, mesmos as 3 principais ditas acima, deverão ser formadas até esta quinta-feira com novos membros e/ou permanência de muitos dos atuais.