Vide
O deputado federal João Carlos Bacelar chamou a atenção das autoridades para a situação dos municípios que sofrem com a seca no estado da Bahia.
Para ele, mesmo com o Brasil avançando, "ainda somos obrigados a presenciar, em nosso sertão, a cenas reais de terceiro mundo".
O deputado destaca que no começo de 2009, outra vez, uma seca no sertão, em especial na região de Irecê e na região sisaleira.
"O mais grave é que todos os problemas vividos pelas populações dessas localidades são conhecidos. Não é de hoje que se pede soluções definitivas para as calamidades que aniquilam a economia local e, por conseqüência, as vidas das nossas comunidades", frisou.
A região de Irecê - lembrou - é abastecida de água potável advinda da barragem de Mirorós. É uma grande obra necessária. Para se ter uma idéia, ela abastece a aproximadamente 500 mil pessoas .
"No entanto, no decorrer dos últimos 10 anos, o índice pluviométrico desta região tem sido insuficiente para que haja o equilíbrio entre acumulação e vazão destas águas . Com a escassez de chuvas para que a referida barragem seja alimentada, vivemos hoje na expectativa de um futuro próximo bastante dramático, com a falta de água até para se beber", comentou.
SECA
Na Bahia, mais de 100 municípios sofrem com a seca . Toda a região de Irecê e a região sisaleria estão em situação difícil .
"Muitas famílias estão e serão absolutamente prejudicadas. Já perderam toda a produção agrícola e agora começam a enfrentar a escassez de água para beber. Há vários meses sem chuva, a seca vem deixando um rastro de destruição, com perdas totais de praticamente todas as lavouras", frisou.