Dentro do novo modelo administrativo de democracia com eficiência e transparência, o governador lembra das eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas da rede pública estadual, que tiveram a participação de cerca de 600 mil votantes, entre professores, estudantes e pais de estudantes.
Para ele, é mais um ato que compõe a série de medidas tomadas pelo Estado para dar prioridadade à Educação na Bahia, lembrando que os novos dirigentes tiveram que apresentar um Plano de Gestão Escolar e foram avaliados por uma Banca Examinadora antes da disputa eleitoral. "Com mais democracia, a gestão fica melhor e a sociedade cobra mais.
É preciso que as pessoas, pais de alunos, alunos, se sintam donos da escola pública porque é para isso que ela serve: ela é da comunidade", frisa.
A associação da formação educacional, qualificação profissional e a criação de possibilidades de entrada no mercado de trabalho de jovens de 16 a 29 anos, beneficiados pelo Bolsa Família, são apontadas como ações do programa Trilha. "O que mostra que o nosso governo dá prioridade à juventude", comenta Wagner. Segundo ele, serão investidos R$ 50 milhões neste programa, em 2009, beneficiando diretamente 56 mil jovens. Além disso, com a participação do governo estadual no Projovem, outros 23,4 mil jovens serão atendidos em programas de qualificação nos meios urbanos e rural.