Política

ELMAR LANÇA CANDIDATURA OFICIAL À PRESIDENTE DA ALBA SEM APOIO PMDB

Vide
| 13/01/2009 às 16:53
O deputado Elmar Nascimento, PR, disse que sua primeira medida é acabar com reeleição
Foto: Foto: BJá
  O deputado Elmar Nascimento (PR) lançou nesta tarde de terça-feira, 13, oficialmente, e em pronuncimento no plenário da Casa, sua candidatura à presidência da Assembléia Legislativa, mas, não conseguiu o apoio da bancada do PMDB.

  Ao menos, o voto individual do deputado Arthur Maia (PMDB) ficou garantido. Em compensação, teve o apoio do DEM e do PTN, nas falas dos deputados Heraldo Rocha (DEM) e João Carlos Bacelar (PTN).

  Elmar falou no grande expediente durante 20 minutos sobre os motivos que o levaram a candidatar-se presidente e quais as suas propostas e bandeiras a serem aplicadas, de eleito for. Segundo o deputado do PR, sua cadidatura não é de oposição ao governo e sim em defesa da instituição, visando garantir a sua independência.

   Elmar recebeu apartes dos deputados Heraldo Rocha (DEM) se solidarizando e o apoiando em nome da bancada, de João Carlos Bacelar (PTN) e Arthur Maia (PMDB), este dando o seu voto pessoal. Em contra-partida no horário da liderança partidária do PT, seu líder, deputado Paulo Rangel, disse que as declarações de Elma "são um conto da carochinha", pois, se trata de uma candidatura de oposição.

   Rangel além de defender a postura e as atitudes do atual presidente da ALBA, Marcelo Nilo, numa contra-ofensiva à fala de Elmar, não concordando com pontos-de-vista do candidato do PR, disse que o PT mantém de forma integral o seu apoio "ao companheiro Marcelo Nilo". Além disso, Rangel destacou que Elmar, nos últimos tempos tem se comportado e é um deputado de oposição ao governo.

   Já o líder do PMDB, deputado Leur Lomanto Jr. sitou que a posição do seu partido é por um candidato de conseno, "para tornar a eleição menos conflituosa", louvou a candidatura Elmar, disse que não se sentia confortável em ir à disputa pela presidência da Casa com Marcelo Nilo (PSDB), mas, ficou por aí sem integralizar o apoio ao candidato do PR.

  HISTÓRICO

  A eleição para a presidência da Assembléia e sua Mesa Diretora visando o biênio 2009/2011 vai se afunilando.

  Com o lançamento oficial do nome de Elmar, e a saída de Leur Lomanto Jr. (PMDB) e Gildásio Penedo, líder da Oposição (DEM), a disputa se concentra entre Marcelo Nilo (PSDB) x Elmar Nascimento (PR).

   Ambos os candidatos dizem que têm 40 votos na sacola. Mas, como na ALBA só existem 63 deputados, a conta não é bem esta.

  Para o deputado Elmar Nascimento, suas principais metas de trabalho se eleito for são: 1) Dar mais visibilidade ao trabalho dos parlamentares incluindo a regionalização dos meios de comunicação da ALBA;

2) Acabar com o limite de participação para votar e apreciar projetos, hoje, reservados aos líderes e ao presidente da Casa, abrindo para todos;

3) Descentralização das ações administrativas;

4) Tornar a ALBA um parlamento de fórum plural:

5) Apresentar de imediato uma PEC acabando com a reeleição para presidente da ALBA.