Vide
Prefeito Zeca Braga (PP) diz que encontrou "terra arrasada" em Planaltino
Foto: Foto / BJá
- Terra arrasada.
Assim classificou o novo prefeito de Planaltino (região de Jequié), Zeca Braga (PP), sobre a situação que encontrou no município, ao assumir o cargo no último dia 1º de janeiro de 2009.
Na visão do prefeito passou de "herança maldita", pois, a então prefeita, Maria Cleuza, PMDB, a qual, não compareceu sequer na solenidade da entrega do cargo, não deixou nenhum histórico das finanças, da saúde, da educação, de nada.
Segundo Zeca Braga todos os 20 computadores da estrutura administrativa (Planaltino é uma cidade pequena com 8.500 habitantes no município) tiveram suas memórias inutilizadas, os 6 carros e ambulâncias foram entregues sucateados e a gerência do Banco do Brasil da região se nega a entregar um talão de cheques à Secretaria de Finançcas da Prefeitura porque o município está inadimplente e tem uma relação enorme de cheques sem fundos.
O QUE FAZER?
Zeca Braga disse ao BJá que designou uma equipe para fazer um diagnóstico situacional do patrimônio da Prefeitura, com prazo de 30 dias para ser concluído, e, até agora, já detectou débitos de R$20 mil de telefones com a OI, falta de tensiômetros e outros equipamentos nos PSF, falta de imóveis e outros bens.
Depois de realizado o diagnóstico, o prefeito vai consultar o seu jurídico e decretar - se existe esse mecanismo na lei - "Estado de Calamidade Funcional" ingressando com ação de reparação e improbidade na Justiça contra a ex-prefeita Maria Cleuza.
Planaltino é um município que se mantém à base econômica da agropecuária - gado, mandioca e café - e outras culturas de subsistência. Tem um dos IDHs mais baixos da Bahia e o novo prefeito quer reverter esse quadro em 4 anos. E, para isso, garante que tem projetos a serem levados aos governos do Estado e Federal.
Zeca é ligado politicamente aos deputados José Leão e Roberto Muniz, este o atual secretário da Agricultura do Estado. Seu vice, José Carlos Gomes, Carlinhos, é do PCdoB, alinhado dos deputados Edson Pimenta e Alice Portugal.