A sugestão do presidente da Câmara foi feita durante a visita que os integrantes da nova Mesa Diretora da Câmara fizeram ao prefeito. O encontro durou mais de uma hora e o prefeito João Henrique aproveitou a visita para relatar aos vereadores as dificuldades financeiras da Prefeitura e o trabalho que o Executivo vem desenvolvendo para melhorar a arrecadação municipal e dotar a cidade de uma maior capacidade de investimento.
"Desta forma", ressalta Alfredo Mangueira, "a Prefeitura verificaria in loco cada casa, cada prédio, cada edificação, e teria uma melhor condição de avaliar adequadamente o imóvel". Ele destaca ainda que a convocação do contribuinte a postos específicos poderia causar certos transtornos e resultaria em custos, como o de transporte para a população.
Independência
Na abertura do encontro, o presidente Alfredo Mangueira agradeceu ao Prefeito a não-interferência do Executivo no processo de eleição da nova Mesa Diretora da Câmara e salientou que o Legislativo municipal vai sempre manter a sua independência e trabalhar para estabelecer cada vez mais o melhor relacionamento possível com os demais poderes (Executivo e Judiciário).
O prefeito João Henrique fez questão de frisar que o apoio da Câmara municipal a sua gestão "é mais que necessário e imprescindível". Atendendo uma solicitação da Mesa da Câmara, o prefeito garantiu que vai encaminhar suas mensagens à Casa com bastante antecedência "dando tempo mais que suficientemente para os processos de apreciação, discussão e votação dos projetos".
Os integrantes da Mesa Diretora da Câmara mostraram ao prefeito suas preocupações com as questões relacionadas com o IPTU, segurança na cidade, envio das mensagens à Câmara com antecedência e a capacidade de investimento da cidade. O prefeito foi também elogiado pela "coragem em realizar a Reforma Administrativa, adequando a administração da cidade à nova realidade econômica mundial".
Todos os membros da nova Mesa Diretora do Legislativo se fizeram presentes à visita: Paulo Magalhães Júnior - DEM (1º vice-presidente); Gilberto José - PDT (2º vice-presidente); Erivelton Santana - PSC (3º vice-presidente); Sidelvan Nóbrega - PRB (1º secretário); Alan Sanches - PMDB (2º secretário); Orlando Palhinha - PSB (3º secretário); Paulo Câmara - PSDB (corregedor-geral); e Odiosvaldo Vigas - PDT (ouvidor-geral).