O economista com mestrado pela UESC Lenildo Santana que também tem formação acadêmica na área contábil, disse que vai cobrar de si a execução do plano de metas da cidade. A posse de Lenildo aconteceu no dia 01 às 16 horas, no Clube dos Comerciários, em solenidade que contou com a participação de mais de mil pessoas, entre elas, o deputado Federal Geraldo Simões. Antes foi celebrada uma missa na igreja matriz.
A transmissão do cargo foi na prefeitura. A ex-prefeita não compareceu ao ato. O prefeito de Ibicaraí disse que sabia do desafio de assumir tantos problemas de uma só vez. Conclamou a população a ajudá-lo e disse que tem convicção que a vontade de Deus o ajudará a mudar os destinos de Ibicaraí. Lenildo disse que o seu partido, o PT que assume o comando de 60 prefeituras na Bahia, vai mudar o foco na forma de gerir as prefeituras do estado.
SONHO DE MUDAR
"Essa mudança com foco nas ações sociais teve início em 1993 na gestão do companheiro Geraldo, e, agora, vai se estender a maior número de baianos", afirmou o prefeito. Ele disse que o sonho de mudar Ibicarai começou com o PT, mas se realizou com apoio de outros 7 partidos e pela vontade de cada um dos moradores da cidade. "Todos querem que a cidade aconteça. Vamos trabalhar para que as pessoas possam viver bem em Ibicaraí".
Lenildo afirmou acreditar muito na instituição família e que será um prefeito que vai atender bem as famílias Ibicaraienses e, se dirigindo aos 3 filhos e a mulher Ângela Santana, pediu paciência, pois sabe que terá muito trabalho. "Quero que vocês possam se orgulhar de mim e possam dizer amanhã: Meu pai ajudou esta cidade".
Colado para ajudar
O deputado Federal Geraldo Simões disse que Deus sabe o seu tempo. "Lenildo foi candidato três vezes e só agora venceu". Geraldo afirmou que a cidade já teve muitos aliados aos governos centrais no passado que pouco fez pela cidade. "Vamos pegar essa energia para reconstruir a cidade. Vou estar colado para ajudar Lenildo junto ao governo Lula e o governador Wagner".
O vice-prefeito Lula Sampaio (PSDB) disse que nos vários cantos do município o povo clamava por mudança. "Essa cidade não agüentava tamanho descaso e tanto abandono".
Povo elege o presidente
Literalmente. As mais de mil pessoas presentes na solenidade de posse do prefeito de Ibicarai elegeu o novo presidente da Câmara de vereadores. A história começou com a disputa de duas chapas da base do prefeito. O povo queria Voltaire Alves Moreira do PT na presidência. Cerca de 150 deles se prostaram em frente ao palco do Clube dos Comerciários local da cerimônia. Começou a confusão, na briga três chapas chegaram a se inscrever para a disputa.
Uma ação direta da população obrigou um entendimento entre os 9 vereadores de Ibicarai. No final, prevaleceu a vontade do povo com a formação de uma chapa de consenso. Três chapas se inscreveram para a disputa, mas uma manifestação popular fez com que duas desistissem. A confusão da eleição atrasou em mais de uma hora a posse do prefeito. O povo não arredou pé. Prevaleceu a democracia.